Segundo Semestre começando abra seu delivery ainda esse ano: Um Guia Completo para o Sucesso!

O segundo semestre de 2024 chegou, e com ele, uma oportunidade imperdível para você realizar seu sonho de abrir um delivery de sucesso! já coloca o avental, pega a concha e vem se esbaldar nesse banquete de conhecimento!

Por que o delivery cresce tanto no Brasil?

Aposto que você já reparou no crescimento considerável do delivery em nosso país nos últimos anos. Seja percebendo a quantidade de pedidos entregues na portaria do seu prédio diariamente, ou até reparando na quantidade de motoboys que usam o adesivo do iFood na rua. Mas afinal, por que isso acontece? Basta observar o cenário do mundo nos últimos anos. A pandemia possui grande responsabilidade nesse fato. No Brasil, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o número de usuários de aplicativos de delivery cresceu de 30,4% em 2019 para 54,8% em 2021, um aumento de 24% em apenas dois anos. Na pandemia, as pessoas ficavam restritas às suas casas, sem poder sair para comer e jogar conversa fora em um restaurante qualquer, e em alguns casos não conseguiam sair nem para comprar comida, e foi aí que a solução do delivery ganhou força. Em uma forma inteligente de entrega que manteve a saúde das pessoas em segurança e salvou os restaurantes da falência.

Além disso, essa modalidade oferece uma praticidade inigualável para quem deseja comer algo do conforto de casa, sem precisar se locomover, seu pedido vai até você. Incrível, né?!

Fonte dos dados: O delivery antes e depois da pandemia

Seja você um chef com anos de carreira ou um entusiasta da gastronomia, agora é sua hora de brilhar e transformar sua paixão ou vocação em um negócio próspero e lucrativo. Mas, afinal de contas, por onde começar? Não precisa se preocupar, nós te daremos o passo-a-passo completo para trilhar um caminho rumo sucesso.

Como abrir um delivery ainda esse ano ?

As vezes nos sentir atrasados para realizar nossos sonhos, mas acredite, esse é o lugar e momento certo. Chegou a hora você tirar seus planos do papel e se tornar uma referência no mundo dos deliveries.

1. Encontre seu Nicho e Defina seu Público-Alvo

O primeiro passo crucial é identificar qual tipo de culinária você deseja oferecer e qual público você planeja alcançar. Com qual tipo de culinária você deseja trabalhar? A partir da resposta que der para essa pergunta, pesquise tudo sobre as necessidades dos seus clientes em potencial. Analise as tendências de mercado da sua região com base no nicho que você escolheu. E a partir disso, desenhe sua estratégia para se posicionar nesse segmento de forma inteligente.

2. Crie um Plano de Negócios Detalhado

Um plano de negócios bem estruturado é o tesouro do pirata para uma estratégia de sucesso. Nele, você precisa detalhar todos os aspectos do seu negócio, desde a definição do seu público-alvo e a análise da concorrência até o planejamento financeiro e a estratégia de marketing. Com um plano brilhante em mãos, você é capaz de mapear os setores do seu delivery e elencar prioridades

3. O Local Ideal e Seu Delivery

A escolha do local ideal não necessariamente é uma cozinha perfeita cheia de equipamentos de ponta. Você pode começar seu negócio de delivery na cozinha da sua casa mesmo, sem investimentos altos em aluguel inicialmente. Você precisa apenas se certificar que seu espaço se adequa às normas da vigilância sanitária e garantir um ambiente higiênico e seguro para a manipulação dos alimentos. Os requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e a ANVISA a serem verificados na hora de organizar a cozinha do seu delivery são:

  1. Manipulação correta dos alimentos;
  2. Higiene pessoal;
  3. Higienização e limpeza de superfícies e ambientes em geral;
  4. Controle Integrados de Vetores e Pragas Urbanas;
  5. Combate à contaminantes.

Leia a resolução N° 216 na integra e certifique-se de alinhar seu delivery as normas ali estabelecidas, garantindo a saúdes dos seus clientes e a segurança do seu negócio.

4. Invista em Equipamentos e matéria-prima de Qualidade

Equipamentos e matéria prima, esses são os pontos chaves para investir na hora de abrir um delivery. Invista em utensílios de cozinha de qualidade, ingredientes frescos e saborosos, e refrigeradores ou freezers (conforme suas necessidades). Caso precise de algum outro equipamento especifico pesquise os melhores preços e invista no melhor custo-benefício.

5. Marketing e divulgação

Quem não é visto não é lembrado! Crie redes sociais para sua marca de delivery e produza conteúdo diariamente. A consistência dos posts é importante, pois é através disso que seu restaurante pode ter cada vez mais alcance, e por consequência mais vendas. Faça videos divertidos, fotos boas, interaja com os seguidores, e poste um pouco da rotina dos pedidos, isso gera conexão entre você e o público. Peça para sua familia e amigos divulgarem seu negócio nas redes sociais deles, assim mais pessoas da região ouvirão sobre você. Estimule seus clientes postarem como são as experiências deles com seu negócio e marcarem a rede social do delivery, assim, você aumenta o numero de clientes em potencial para seu restaurante.

6. Ofereça uma Experiência Única para seus Clientes

Vá além da entrega de comida e ofereça uma experiência única aos seus clientes. Crie embalagens personalizadas, adicione brindes ou mimos aos pedidos, ofereça um serviço de entrega rápido e eficiente e personalize a comunicação com seus clientes para construir uma boa relação e fideliza-los.

8. Monitore seus resultados

É importante monitorar os resultados do seu delivery regularmente para identificar pontos fortes e fracos e fazer as melhorias necessárias para otimizar o seu negócio. Utilize ferramentas de análise de dados para acompanhar as vendas, o feedback dos clientes é a fonte mais importante para monitorar seus resultados nesse início. Seja gentil e estimule seus clientes a dar opiniões honestas!

Leia mais sobre nesse artigo: Feedback e Avaliação: Como Usar Comentários dos Clientes para Melhorar o Serviço de Delivery

como abrir um delivery

Comece agora mesmo a colocar seus planos em prática e aproveite as oportunidades que estão na sua frente, o tempo certo para realizar sonhos se chama “hoje”!

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