No mês fevereiro deste ano, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) fez uma proibição para o iFood.
No início desse ano, o Conselho proibiu o iFood de ter exclusividade com restaurantes que possuem 30 ou mais unidades.
De acordo com informações do UOL, a rede teria até o dia 30 de setembro para acabar os contratos vigentes de exclusividade.
Com isso, outros apps delivery têm ganhado mais espaço no mercado food service de entregas.
Isso porque após a proibição da CADE de contratos exclusivos de grandes franquias do iFood, outros aplicativos como o Rappi passaram a ter espaço com os restaurantes que possuem 30 ou mais unidades, como o McDonalds e outras redes de restaurantes.
Felipe Criniti, CEO da Rappi no país, concedeu uma entrevista para a Folha de São Paulo, e celebrou a nova fase da empresa.
“A boa notícia é que estamos tendo uma super aceitação dos parceiros. Das principais marcas do Brasil, todas virão para a nossa plataforma”, afirmou o CEO.
Mais da decisão da CADE sobre o iFood
Até o início deste ano, o iFood mantinha acordos exclusivos com redes grandes, incluindo Outback, McDonald’s e Habib’s.
Entretanto, a plataforma delivery teve que encerrar esses contratos em conformidade com uma determinação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Conforme relatórios do UOL, o iFood ainda tem permissão para manter contratos de até dois anos de duração com restaurantes que operam menos de 30 unidades.
Adicionalmente, os acordos de exclusividade agora devem se restringir a 25% das vendas totais da empresa. Em 2020, a Rappi e outras empresas levantaram preocupações quanto à prática de exclusividade por parte do Ifood, alegando que isso dificultava a competição.
Em resposta a essas alegações, o CADE conduziu uma investigação e tomou esta decisão em resposta às conclusões do estudo.
Fontes: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2023/02/08/cade-faz-acordo-com-ifood-em-investigacao-sobre-exclusividade-com-restaurantes.htm https://www.otvfoco.com.br/proibicao-ifood-e-lancamento-rival/
E você, o que acha da decisão feita pela CADE? Conta pra gente nos comentários
Continue lendo…
Comanda para bar: diferenças entre comanda eletrônica e comanda de papel
Como funciona o Cardápio Digital para Delivery
Você já conhece o sistema para restaurante gratuito Simpliza?
O Simpliza é um sistema para restaurante cuja missão é a de facilitar a administração e dar uma folga para os empreendedores que estão sempre de plantão.
Para isso, automatizamos os processos no seu restaurante, para que você não precise se preocupar com eles.
Nosso software foi desenvolvido essencialmente para ser simples de manusear, para facilitar as transações e gestão do seu restaurante.
Nossas telas são intuitivas e nosso sistema é rápido, todas as vendas chegam somente em uma tela (delivery, cardápio digital, mesas e integração iFood) e nosso administrativo te deixa por dentro de tudo o que está acontecendo com seu negócio, desde itens mais vendidos, menos vendidos até horários de maior e menor movimento.
E mais! Nosso diferencial é nosso suporte, que é especializado e treinado para fornecer um atendimento humanizado e baseado em parceria com você!
Nós te oferecemos um programa de vendas com delivery, comanda eletrônica, integração iFood e aiqfome, cardápio digital, PDV completo/frente de caixa e o nosso dashboard/painel administrativo.
Nosso dashboard para restaurante é completo e te ajuda a gerenciar todos os processos do seu empreendimento: fiscal, integrações, caixa e muito mais!
Ainda não acabou! Nós também temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz junto com a gestão financeira poderosa da Omie.
E também temos integração com a Goomer Go, que é referência em autoatendimento no Brasil com tablets e totens de última geração.