Comanda de restaurante: Modelos de comanda e preço

tela de comanda de restaurante eletrônica do Simpliza.

A comanda de restaurante tem a função de comandar os processos de pedidos e atendimento dentro do seu restaurante. 

E alguns empreendedores não pensam muito nisso, mas o tipo de comanda utilizada no estabelecimento pode fazer toda diferença na gestão do negócio.

Ou seja, ao utilizar um modelo de comanda de restaurante completo, você consegue organizar melhor o atendimento, a produção do pedido e o momento do pagamento no caixa. 

Independente do seu tipo, digital, para bar, individual ou até mesmo de papel, ela jamais deve deixar de ser utilizada em um negócio de alimentação por questão de organização.

A melhor opção de comanda para restaurante, sempre será a que mais facilita os processos no restaurante, como é o caso da comanda eletrônica. Que organiza os dados das vendas, facilita o pagamento e envia os pedidos direto para a cozinha.

Por exemplo, é a partir da comanda de restaurante eletrônica que a cozinha produz os pratos, que os garçons acompanham os clientes e que o caixa realiza a cobrança. 

Com isso, já foi possível perceber a importância da comanda de pedidos para o seu negócio, seja ele restaurante, cafeteria, lanchonete ou sorveteria.

Quais são os tipos de comanda de restaurante?

Com isso, existem dois tipos principais de comanda de restaurante para escolher:

  • Comanda de papel
  • Comanda eletrônica

No caso da comanda de papel, é possível encontrar modelos prontos para imprimir ou comprar pela internet. Esse tipo de comanda é a mais comum entre os restaurantes menores.

Além disso, por depender do processo manual, esse modelo pode ter um processo mais lento. Sendo necessário que o garçom se locomova até a cozinha para entregar o pedido anotado e assim, mandar para a produção.

Então, caso o seu restaurante tenha um grande fluxo de consumidores, ou que seu objetivo seja aumentar seu público, ela pode não ser a melhor opção. 

A desvantagem desse modelo de comanda é falta de espaço para anotar possíveis alterações nos pedidos do cliente. 

Nesse sentido, ele terá que escrever essas observações em qualquer espaço livre do papel.

Já a comanda eletrônica é uma versão atualizada do modelo de papel. 

Nesse novo formato de ferramenta, o garçom pode anotar os pedidos direto em um smartphone ou tablet, facilitando o trabalho do seu funcionário e qualificando a experiência do consumidor. Além de claro, acelerar o atendimento, pois os pedidos são enviados diretamente para a cozinha através de um sistema para restaurante com comanda.

Comanda eletrônica X Comanda de papel

Mas afinal, qual vale a pena? É realmente necessário contratar a comanda eletrônica? Existe comanda eletrônica grátis? Quais são os tipos de modelo de comanda de papel que existem?

Vamos ver mais sobre isso então.

1. Comanda de papel

Existem diferentes tipos de comandas de papel utilizadas em estabelecimentos, e cada uma delas atende a necessidades específicas.

Comanda de papel preenchida:

Este é o modelo mais comum, apresentado de várias maneiras. No entanto, devido ao processo manual, pode ser mais demorado, o que pode não ser ideal para locais com alto fluxo de clientes. Normalmente, é escolhido por restaurantes com cardápios mais simples. Os garçons podem marcar as opções já preenchidas, mas a desvantagem é a falta de espaço para anotar possíveis modificações nos pedidos, que devem ser escritas em espaços livres do papel.

Modelo de comanda de restaurante de papel preenchida
Comanda de restaurante para imprimir

Comanda de papel em branco:

 Este tipo de comanda é mais adequado para estabelecimentos com menor movimento, pois exige mais tempo dos garçons. Ela não possui descrições prévias de refeições e bebidas, sendo necessário que os atendentes descrevam manualmente cada pedido. Essas comandas em branco estão disponíveis para download gratuito.

Modelo de comanda de restaurante de papel em branco.
Comanda de restaurante para imprimir

2. Comanda eletrônica

A comanda de restaurante eletrônica é uma versão atualizada do modelo de papel. Com essa ferramenta digital, o trabalho do garçom pode ser simplificado e o atendimento acelerado.  

Assim, a comanda mobile é um sistema de comandas integrado a um sistema de gestão e PDV, o que torna o processo de atendimento e de fechamento de contas mais simples e intuitivo.

Eis a jornada do cliente e garçom com a comanda eletrônica:

  • Basta selecionar os produtos escolhidos elos clientes e incluir na conta da mesa;
  • De forma automática, todos os pedidos são enviados para a cozinha com apenas um clique de confirmação (isso mesmo, seu garçom não precisa ir até a cozinha mais!);
  • Na cozinha, todos os pedidos das mesas chegam na ordem correta, diminuindo e até mesmo acabado com os erros de produção nos pedidos;
  • Para fechar o atendimento e entregar a conta fechada, um clique do garçom na comanda digital e pronto!

Além do mais, dependendo da comanda eletrônica que você usar, pode-se realizar as seguintes funções:

  • Construir um pré-cadastro do cliente e arquivar um histórico de pedidos do mesmo;
  • Ter o controle de comandas que estiverem abertas;
  • Relatórios com o total de vendas, por exemplo; 
  • Envio de pedidos direto para a cozinha. 

Como funciona a comanda eletrônica?

Com comandas eletrônicas, o pedido é feito e enviado automaticamente para as áreas de produção. O garçom não tem que ir até a cozinha ou copa repassar esse pedido. Basta alguns cliques e o pedido entra em produção. Todo pedido fica registrado na comanda.

Os benefícios de se utilizar esta tecnologia vai desde melhorar o atendimento até otimizar os processos da equipe e do restaurante, economizando tempo e dinheiro.

Essa tecnologia está trazendo muitos benefícios tanto para o cliente quanto para o dono do estabelecimento.

Além de evitar erros nos pedidos anotados, evita a contaminação das entradas e saídas de garçons na área de produção (cozinha).

Para os garçons existem outros benefícios como: A conferência em tempo real do consumo da comanda, transferência e união de comandas e mesas e um simples e fácil acesso ao lançamento de itens. E ainda, evitando perdas.

Resumindo, a comanda de restaurante eletrônica se trata de uma ferramenta para facilitar a comunicação dentro de estabelecimentos de food service.

A versão online ou digital, em contrapartida a versão impressa, proporciona mais agilidade no atendimento e preparo das refeições.

Vantagens da comanda eletrônica

Configurar seu sistema de comanda é rápido, prático e altamente flexível. Este sistema para comandas é compatível com qualquer tablet ou celular, permitindo que sua equipe o utilize em diversos dispositivos conforme a necessidade.

Após a contratação de um sistema de comandas, você pode começar a realizar vendas imediatamente, aproveitando a integração perfeita com a comanda eletrônica.

As vantagens de automatizar o atendimento do seu restaurante com a comanda eletrônica são inúmeras. Aqui estão algumas delas:

  1. Automação na Impressão: Você pode imprimir pedidos em impressoras de produção ou exibi-los em telas, tornando o processo mais eficiente.
  2. Flexibilidade de Ações: É possível realizar ações como cancelar, transferir pedidos para outra mesa, fazer correções e abrir e fechar contas de forma rápida e simples.
  3. Comandas Abertas: Mantenha o controle das comandas em aberto de maneira eficaz.
  4. Consolidação de Comandas: É possível abrir várias comandas em uma única mesa, emitindo diversos cupons fiscais conforme necessário.
  5. Relatórios: Tenha acesso a relatórios que fornecem insights valiosos sobre o desempenho do seu restaurante.

Caso o seu negócio tenha um grande movimento, contar com essa ferramenta pode tornar tudo mais prático e eficiente. 

Não adianta ter uma comida de qualidade, se os outros setores não contarem com uma boa operação. Por isso, é necessário que todos os processos em um restaurante funcionem corretamente, para satisfazer a clientela. 

O uso da comanda eletrônica proporciona atendimento e fechamento rápidos, aumentando a precisão e eficiência. Além disso, oferece uma vantagem competitiva, torna sua equipe mais produtiva, incentiva um aumento no consumo médio, reduz erros, otimiza o tempo e melhora o gerenciamento da rotatividade de mesas, mesmo em situações de alta demanda.

Dono de restaurante manuseando comanda eletrônica em tablet.
Com a comanda eletrônica app, o seu restaurante fica mais dinâmico, seguro e o garçom ganha mobilidade e a agilidade que precisa para atender vários clientes simultaneamente!

Quanto custa um sistema de comanda eletrônica?

A princípio, a instalação de uma comanda de restaurante digital pode requerer um investimento inicial, mas ao longo do tempo, pode gerar um retorno significativo para seu negócio.

Já a comanda de papel pode, inicialmente, parecer uma opção mais econômica para empreendedores. No entanto, ela pode perder atratividade devido a vários fatores, incluindo a questão do tempo.

Além disso, no caso das comandas de papel preenchidas, surge um problema: se houver mudanças no cardápio, você não poderá alterar as comandas já impressas, que geralmente são produzidas em grande escala.

O sistema para restaurantes Simpliza oferece uma solução de comanda eletrônica, e a melhor parte é que essa ferramenta está disponível no plano gratuito do software. Isso pode ser uma alternativa acessível e eficiente para a gestão de comandas em seu estabelecimento.

Saiba mais sobre como contratar a comanda eletrônica

Continue lendo…

Comanda eletrônica Simpliza: Conheça as novas funções do sistema e muito mais

4 Conceitos da gestão financeira para restaurante e estratégias

7 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like