No ramo alimentício, a competitividade é grande. Muitos restaurantes, muitos segmentos diferentes, cada um buscando um jeito de se destacar das mais diversas maneiras. Por isso, saber oferecer um atendimento de qualidade pode ser o grande diferencial do seu estabelecimento.
A experiência do cliente dentro do seu estabelecimento é muitas vezes o fator crucial que o faz voltar. Afinal, quem não gostaria de voltar a um lugar no qual se sentiu bem-vindo?
Oferecer um serviço onde as pessoas se sintam valorizadas é um dos principais caminhos para entregar um atendimento de qualidade, mas saiba que ainda existem vários outros passos importantes a serem seguidos para conseguir oferecer aos seus clientes um serviço de primeira.
Antes de mais nada, vamos ressaltar que quando é oferecido um treinamento adequado, quem mais ganha com isso é o seu próprio negócio, assim como seus clientes, que serão atendidos da melhor forma possível.
Qual a importância do treinamento da equipe?
Mas, antes de apontarmos o que e como você precisa treinar a sua equipe, vamos começar explicando qual a importância de oferecer um treinamento para os seus funcionários.
Investir em capacitação profissional para seus funcionários é, de forma indireta, investir no seu restaurante. Funcionários bem treinados, além de um atendimento melhor, ainda conseguem fazer seu trabalho de forma ágil e, o melhor, funcionários que recebem treinamento têm menos chances de cometer erros durante o atendimento.
Ao ter uma equipe, seja ela grande ou pequena, é importante que todos estejam alinhados da mesma forma. De forma simples, o ideal é que o trabalho da equipe seja padronizado, para que as funções do seu restaurante sejam desempenhadas com eficiência e qualidade.
Para te convencer de vez de que todos só têm a ganhar com o treinamento, listamos alguns dos motivos:
- Redução de erros: com uma equipe treinada, que entende cada passo e processo interno, erros por equívocos conseguem facilmente serem evitados.
- Resolução de problemas: durante o dia a dia é comum que certos imprevistos apareçam pelo caminho, e aqui ter uma equipe preparada faz toda a diferença. Um funcionário bem treinado sabe o que deve ou não fazer para resolver os problemas diários sem a necessidade de mobilizar mais pessoas para a solução de algo simples.
- Evita desperdícios: com treinamento adequado, sua equipe fica ciente de técnica para garantir o melhor armazenamento para os insumos. Além de que, com a redução de erros, pedidos errados dificilmente irão ocorrer, evitando desperdício de ingredientes e prejuízos financeiros.
- Melhora o ambiente de trabalho: quando uma equipe está em harmonia, com todos fazendo corretamente o seu trabalho, a redução de conflitos é o resultado, assim como o aumento da produtividade, tudo resultado de um ambiente de trabalho mais saudável.
- Melhora o atendimento: como já falamos ao longo desse post, com certeza o lugar que mais sente a diferença quando uma equipe é treinada ou não é no atendimento.
- Mantenha sua equipe atualizada: se manter informado e atual é um requerimento para todos os setores, no food service não seria diferente. Para garantir um serviço de excelência sua equipe deve se manter atualizada sobre novas práticas, tecnologias e tendências do mercado.
Como treinar sua equipe?
Agora que todos já estão cientes de que treinar a sua equipe é sem dúvidas um investimento com muitos benefícios, é preciso definir e planejar como será feito o treinamento da sua equipe.
Não existe uma receita pronta para estabelecer como deve ser o treinamento da sua equipe, a melhor forma de saber como deve ser planejado é observando quais os pontos precisam ser melhorados. Mas existem algumas estratégias para estabelecer o treinamento da sua equipe:
- Padrões de atendimento: um dos principais pontos e onde mais deve ser investido no treinamento. Defina padrões de atendimento e observe como sua equipe lida com eles. Através disso, avalie o que no atendimento precisa ser melhorado.
- Comunicação interna: é importante que sua equipe saiba se comunicar entre si para evitar erros, passar informações e garantir a harmonia no ambiente de trabalho.
- Segurança da equipe: Capacite seus funcionários sobre normas de segurança no trabalho, desde a manipulação correta de equipamentos até procedimentos de primeiros socorros e prevenção de acidentes.
- Normas de higiene: Treine sua equipe para seguir rigorosamente os padrões sanitários exigidos. Isso inclui desde a manipulação de alimentos até a higiene pessoal e do ambiente, garantindo a segurança alimentar dos clientes.
Como analisar o desempenho da equipe
Analisar o desempenho da sua equipe é fundamental para saber se o treinamento oferecido está surtindo o efeito esperado. Alguns pontos que devem ser avaliados são:
- Satisfação do cliente: Coletar feedbacks e avaliações para entender a percepção dos clientes sobre o atendimento.
- Resolução de problemas: observe como seus funcionários estão conseguindo lidar bem com os inconvenientes do dia a dia de forma rápida e eficiente, sem prejudicar a operação do restaurante. É uma ótima maneira de avaliar a capacidade para solucionar problemas.
- Trabalho em equipe: Avaliar se há colaboração entre os funcionários e se o fluxo de trabalho está acontecendo de maneira harmoniosa.
- Tempo de atendimento: Monitorar a agilidade no atendimento ao cliente, garantindo que os pedidos sejam entregues em um prazo aceitável.
Simpliza a solução para a gestão do seu restaurante

Como já falado antes, oferecer um treinamento para sua equipe é um investimento no seu estabelecimento.
Para ter um negócio de sucesso, investir constantemente em melhorias é essencial. Mas outro ponto essencial de que falaremos agora é, sistema de gestão.
Um sistema de gestão é ideal para garantir a praticidade e eficiência que o seu restaurante precisa.
O Simpliza é um sistema de gestão pensado para ser prático e fácil de se usar, com uma interface intuitiva e simples para garantir que você tenha acesso a todas as funcionalidades necessárias, como:
- Comanda eletrônica
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