Drones no delivery: será que a tendência irá “decolar” no Brasil?

Receber encomendas vindas do céu através de drones já é uma realidade para consumidores de várias partes do mundo. E nos últimos três anos, a entrega por drones vêm ganhando espaço no céu do Brasil!

Saiba tudo sobre o serviço de entrega delivery por drones e se essa tendência realmente irá “decolar” no Brasil e se tornar uma realidade no setor de food service futuramente.


Entrega de delivery via drones parece coisa de cinema, estilo “De volta para o futuro”, não é mesmo?

Porém a entrega de alimentos delivery por drone já é uma realidade em diversos países como Estados Unidos, Austrália, Islândia. Irlanda entre outros. E agora, estamos presenciando a nova tecnologia chegar ao mercado brasileiro!

No Brasil, o iFood é o pioneiro na entrega de alimentos, sendo a primeira empresa da América Latina a receber autorização para usar drones nas entregas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a startup Speedbird Aero, que tem parceria com o iFood, a realizar entregas com aeronave remotamente pilotada (RPA) em rotas BVLOS (sigla em inglês para distância além do alcance visual do operador) dentro de cidades.

O processo de licenciamento durou mais de um ano, desde a certificação da aeronave até os voos experimentais realizados em Campinas (SP) e Aracaju (SE). Além de aspectos do drone, a Anac avaliou questões operacionais e requisitos de segurança.

Como tudo começou

Em 2013, a Amazon anunciou o plano para começar a entrega de produtos leves por drones. Já em dezembro daquele ano, a empresa de logística alemã DHL fez a entrega de medicamentos usando um protótipo de drone chamado parcelcopter. O voo de dois minutos percorreu o trecho entre uma farmácia e o centro da cidade de Bonn.

Já em 2014, empresas como Google e FedEx também anunciaram testes de entregas com drone. E no ano seguinte, a empresa chinesa de e-commerce Alibaba começou a fazer entregas por drones em cidades da China.

Em 2016, a empresa Flirtey fez o primeiro voo autônomo de entrega por drone aprovado pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos.

E a primeira entrega da Amazon com drone aconteceu em 2016 no Reino Unido.

E agora, com o iFood, as entregas delivery por drone chegam ao Brasil, em fase de pequenas entregas e testes.

E quais são as perspectivas futuras para a inovação dos drones? Bom, o mercado de entrega por drones deve movimentar 18,65 bilhões de dólares até 2028 mundialmente, de acordo com dados da pesquisa Emerg Research. Em 2020, esse mercado foi avaliado em 553,6 milhões de dólares.

Máquina de cartão para delivery: Como escolher? Qual é melhor?

O que é e como funciona a entrega por drones?

O serviço de entrega por drones consiste no uso de aeronaves não tripuladas para operações de busca e entrega de itens diversos, inclusive alimentos. Os drones são automatizados para percorrer rotas pré definidas na coleta e entrega de cargas e serviços de delivery.

Vale ressaltar que a entrega por drones complementa a entrega delivery tradicional, feita pelo entregador, uma vez que o drone não chegará à porta do cliente, mas vai realizar a primeira parte da entrega.

Com isso, o iFood é a primeira empresa do Brasil autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a utilizar drones no delivery de alimentos e produtos desde janeiro de 2022. 

E foi assim que a entrega por drones no Brasil teve início com a licença dada à empresa Speedbird, em agosto de 2020, para operar drones em caráter experimental para o iFood.

Naquele ano, o iFood realizou o primeiro teste de entregas por drone, que percorreu cerca de 400m, de um extremo a outro do shopping Shopping Iguatemi Campinas.

Em dois meses de teste, o iFood realizou mais de 300 entregas de pedidos para consumidores com o apoio de 20 restaurantes parceiros.

Hoje o iFood realiza entregas intermunicipais entre Aracaju e Barra dos Coqueiros, em Sergipe, e já acumula mais de 100 pedidos na região, antes não atendida pelo iFood.

A entrega por drones vai substituir os entregadores delivery?

Segundo o iFood, a entrega por drones não substituirá os entregadores delivery, pois o equipamento realiza somente uma parte da entrega.

Em geral, o drone faz a rota mais complicada de ser percorrida por via terrestre, por conta de tráfego e outras condições urbanas. Ou seja, o entregador será fundamental para completar o processo de entrega.

Fonte: https://news.ifood.com.br/entrega-por-drones-saiba-tudo-sobre-esse-servico-em-ascensao/

Agora, seja seu delivery terrestre ou por drone, você precisa acompanhar as tendências tecnológicas do mercado de food service que estão surgindo para automatizar os processos das vendas.

E se a gente te contar que o Simpliza possui a proposta de simplificar toda a rotina do seu dia a dia com ferramentas completas e o melhor de tudo, de graça?

Conheça o sistema para restaurante com integração iFood do Simpliza, um software completo e gratuito

Hoje nós vamos te apresentar o Simpliza, suas ferramentas e principalmente as integrações que o sistema oferece com apps de delivery, whatsapp e outras ferramentas de pedidos.

O Simpliza é um sistema delivery gratuito para bares e restaurantes, oferecendo várias ferramentas que facilitam sua gestão. E o melhor: tem um plano gratuito!

O Simpliza tem a missão de facilitar a administração e dar uma folga para os empreendedores que estão sempre de plantão. Para isso, automatizamos os processos no seu restaurante, para que você não precise se preocupar com eles.

Somos um programa de vendas e gestão 100% online, grátis e não temos taxa de cancelamento.

No sistema de Delivery Simpliza, você cadastra o cardápio digital, região e pagamento. E já está pronto para vender! 

Todos os pedidos feitos pelo iFood ou outros apps de delivery vão aparecer na sua tela de gestão do Simpliza, basta você aceitar ou rejeitar o pedido.

O sistema Simpliza para restaurante delivery é descomplicado e eficiente, te dando a oportunidade de controlar seu tempo, ter acesso a um painel de pedidos completo e possuir um app de delivery próprio.

Ainda não acabou! Nós também temos integração com a Omie, onde você pode contratar nosso Caixa simples e eficaz junto com a gestão financeira poderosa da Omie.

E também temos integração com a Goomer Go, que é referência em autoatendimento no Brasil com tablets e totens de última geração.

Clique aqui e saiba mais!

Conclusão

E ai, curtiu o conteúdo? Não esqueça de conferir o cardápio digital do sistema de venda para restaurante do Simpliza!

Aproveita e corre dar uma olha­­da no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete.

Nos siga no Instagram e receba dicas de gestão e vendas além de notícias sobre o mercado alimentício.

Continue lendo…

Experiência do consumidor no delivery: 7 dicas para satisfazer seu cliente

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like