Cardápio digital: como o QR code agiliza pedidos em bares e aumenta o ticket médio

duas pessoas acessando cardápio digital via qr code

O cardápio digital via QR code tem se tornado uma ferramenta cada vez mais utilizada, principalmente em bares que precisam manter o atendimento ágil, mas ainda com qualidade.

Em um bar, a agilidade no atendimento faz toda a diferença. Minutos a mais de espera podem fazer com que aquela vontade de tomar mais uma bebida ou pedir um petisco a mais passe. É aí que o cardápio digital via QR code entra, com essa ferramenta não é preciso esperar até que um garçom venha mostrar o menu nem anotar o pedido, tudo pode ser feito de modo virtual.

Mas um cardápio digital via QR code é suficiente para aumentar o ticket médio?

Um dos principais benefícios do cardápio digital é não precisar esperar por um atendimento, no entanto, muitos podem não ver isso como uma oportunidade de aumentar o ticket médio, vendo até a possibilidade de acontecer o inverso.

Essa sensação pode vir do fato de que, num menu, o garçom terá que se vender sozinho, uma venda sem um vendedor para dar sugestões ou palpites.

No entanto, é aí que muitos se enganam. Na prática, o cliente com acesso ao menu digital tem liberdade para explorar as opções com calma, ver fotos, ler descrições e até visualizar sugestões de acompanhamentos ou produtos em destaque. E isso, na maioria das vezes, gera mais pedidos.

Padronização no atendimento e menos erros

Além da agilidade, outro ponto que merece destaque é na qualidade no atendimento que o cardápio digital proporciona. O processo de fazer o pedido, além de prático, ainda causa redução nos erros dos pedidos.

Ao permitir que o próprio cliente escolha os produtos, visualize acompanhamentos, leia descrições detalhadas e envie o pedido diretamente para o sistema, o cardápio digital elimina várias etapas onde normalmente pode ocorrer falhas. Isso significa menos pedidos errados e menos insatisfação na mesa.

Outra ferramenta útil para manter o padrão de atendimento satisfatório mesmo quando o seu bar estiver lotado é a comanda eletrônica. Com ela, o bar ganha mais organização no controle de consumo por mesa, evita confusões no fechamento da conta e agiliza o giro dos atendimentos.

Marketing direto na mesa: uma vitrine ativa

O cardápio digital também pode ser usado para atrair a atenção dos seus clientes de um jeito diferente, usando principalmente da estratégia de escassez, de preço baixo e de promoção por tempo limitado.

É possível incluir sugestões de combos, destacar produtos com maior margem, criar promoções por horário, como em fins do dia ou nas sextas-feiras, para promover o famoso happy hour.

Nas configurações do cardápio digital aplicar descontos para quem comprar mais de um item ou até trabalhar a escassez com frases como “últimas unidades” ou “edição limitada”.

Como o cardápio via QR code aumenta o ticket médio?

cliente escolhendo um prato em um bar com cardápio digital via qr code

Fotos atrativas, descrições bem feitas e sugestões de complementos fazem com que o pedido ganhe valor, e o cliente dificilmente se limita ao básico.

É que, além de contar com essa tecnologia, o seu bar precisa estar alinhado para conseguir fazer o seu ticket médio subir. Ou seja, o cardápio digital via QR code é um dos primeiros passos, mas ele precisa estar bem construído para realmente estimular o consumo. Isso envolve desde o visual das fotos, passando pelo texto das descrições, até como os produtos são organizados e sugeridos.

Um simples combo, uma sugestão de drink para harmonizar, ou uma frase como “leve dois por um preço especial” já pode fazer a diferença no valor final da conta.

Aumento de rotatividade nas mesas

Toda a praticidade no atendimento contribui diretamente na rotatividade de mesas no seu bar. Com o cliente podendo visualizar o cardápio, fazer e o pedido pelo próprio celular, o tempo de permanência diminui, sem prejudicar a experiência.

Com o atendimento mais fluido, o cliente consegue ser bem atendido. Bares que contam com esse sistema ainda conseguem receber mais pessoas em menos tempo e mantendo o mesmo padrão de qualidade.

O resultado disso é um giro maior de pessoas frequentando o seu bar, especialmente em horários de pico, além do aumento no volume de vendas ao longo do dia, sem precisar ampliar o espaço ou contratar mais equipe.

Pagamento mais rápido direto pelo cardápio via QR code

Da mesma forma que o atendimento do seu bar começa, ela também pode terminar por meio digital.

O cardápio digital Simpliza já oferece uma experiência completa com um sistema integrado que possibilita que o cliente pague a conta direto da mesa, evitando que o seu bar tenha problemas com filas no caixa.

Com isso, o bar entrega do início ao fim uma experiência completa de forma moderna, organizada e eficiente.

Inovação acessível com tecnologia de verdade

O uso do QR code é só o começo. Restaurantes e bares que já utilizam soluções como o Simpliza conseguem ir muito além do cardápio digital: fazem integração com delivery, controle de estoque, gestão de vendas em tempo real, comanda eletrônica e relatórios completos de desempenho.

A inovação não precisa ser cara nem complicada. Hoje, qualquer bar pode ter acesso a ferramentas, possibilitando que o estabelecimento opere com a mesma eficiência das grandes redes.

O cardápio digital via QR code vai além da praticidade: ele melhora o atendimento, reduz erros, facilita a operação e aumenta o ticket médio de forma natural. E quando o cardápio digital está conectado a um sistema de gestão como o Simpliza, os resultados se tornam ainda mais consistentes.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

You May Also Like