A precificação de um produto é um fator que precisa de extrema atenção, pois é aqui que está o seu lucro.
Estruturar preços em um cardápio requer estratégia, pesquisa de mercado e estudo sobre o seu próprio negócio. Seus preços devem ser competitivos, é claro, mas respeitando as necessidades financeiras do seu estabelecimento.
Quando falamos de precificar um hambúrguer, precisamos lembrar que este é um dos produtos mais comercializados do mundo. Saber precificá-lo corretamente é essencial para que seus preços cubram seus gastos, gerem lucro e ainda sejam convidativos nesse segmento tão amplo.
A Importância de uma Boa Precificação
Definir o preço de venda de um hambúrguer de forma aleatória pode ser um erro fatal para qualquer hamburgueria. Isso porque precificar sem um método estruturado pode resultar em prejuízo, inviabilizando o funcionamento do negócio.
Uma boa precificação envolve não apenas o custo dos ingredientes, mas também o custo operacional, que inclui despesas fixas e variáveis, mão de obra, embalagens e outros fatores que impactam diretamente a saúde financeira do restaurante.
Se o preço for muito baixo, pode não cobrir os custos; se for muito alto, pode afastar os clientes. Portanto, encontrar um equilíbrio é essencial.
Markup
Para uma precificação realista e eficiente, não se pode definir o valor do produto no chute, ainda mais considerando um produto como o hambúrguer, que sempre conta com variáveis receitas com ingredientes diferentes. Por isso, saber calcular corretamente é fundamental para saber o valor real do seu hambúrguer e por qual valor ele pode ser vendido.
Para conseguir chegar a um valor, a melhor forma é calcular um markup. Caso você não saiba o que é um markup, é um fator usado para estipular a margem de venda de seus produtos. Ele é calculado tendo como base três fatores: despesas variáveis, despesas fixas e margem de lucro. A fórmula usada é:
Markup =100 / [100 – (DF + DV + ML)]
100: Representa o preço unitário do produto em porcentagem.
DF: Representa as despesas fixas, como aluguel, salários, conta de luz e custos administrativos.
DV: Representa as despesas financeiras, como fretes, comissões e impostos sobre vendas.
ML: Representa a margem de lucro pretendida para cada unidade de produto.
Através do resultado, é possível obter um valor adequado para venda.
É importante ressaltar que, caso o valor gerado seja muito divergente com a média do mercado, é preciso investigar, pois é um forte indicativo de que algo está errado com a sua operação.
Como precificar um hambúrguer
Com o valor do markup já tendo sido estabelecido, precisamos só de mais alguns pontos para precificarmos um hambúrguer.
Analise sua concorrência: Estude os preços que seus concorrentes, pesquise por hamburguerias semelhantes e veja como você pode se posicionar no mercado.
Atenção aos fornecedores: Busque fornecedores confiáveis e com bom custo-benefício para manter a qualidade dos seus ingredientes sem comprometer sua margem de lucro.
Atenção nos ingredientes: Ingredientes premium encarecem o produto, mas podem justificar um preço maior. Já ingredientes mais simples podem permitir valores mais acessíveis. No entanto, é importante que ambos tenham qualidade.
Custos extras: Lembre-se de incluir embalagens, taxas de entrega (se houver delivery), taxas de serviço, energia elétrica e outros custos envolvidos na produção e na venda do hambúrguer.
Estratégia de valor percebido: Algumas hamburguerias optam por um preço maior, mas agregam mais valor investindo em uma apresentação diferenciada, atendimento exclusivo ou um conceito diferente e inovador.
Qual o lucro ideal para uma hamburgueria?
Um lucro considerado ideal é aquele que cobre todas as despesas da sua hamburgueria, que ainda gera valor para capital de giro e gera lucro para seu proprietário.
Mas, falando de números, pesquisas feitas dentro do ramo de hamburguerias estipulam que a margem de lucro comumente varia entre 20% a 35%. Esse percentual pode ser maior ou menor dependendo da eficiência operacional e do posicionamento no mercado.
Hamburgueria é um negócio lucrativo?
Não é preciso muita enrolação para responder essa pergunta, pois, como muitos já devem imaginar, a resposta é sim, hamburgueria é um negócio lucrativo!
Pois, como já comentado mais acima, hambúrgueres são um dos produtos alimentícios mais comercializados no mundo. No Brasil, hamburguerias são um sucesso mesmo que exista uma grande quantidade dela no mercado, acredite, ele está longe de saturar.
O mercado pode estar cheio, mas sua amplitude abre portas para diferentes nichos e públicos. Seja investindo em ingredientes artesanais, hambúrgueres gourmet ou no conceito de fast food acessível, sempre há espaço para inovar e conquistar clientes.
Por isso, se você quer entrar nesse ramo, foque em uma precificação bem estruturada e um produto diferenciado. Dessa forma, sua hamburgueria não só vai se destacar, mas também garantir mais lucro e um financeiro mais saudável.
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Administrar uma hamburgueria dá trabalho, a gente imagina, mas só você sabe como é na prática. São muitos detalhes para controlar: pedidos chegando, estoque acabando, fila de clientes, fluxo de caixa… E contar apenas com a gestão manual não é mais uma opção, um sistema de gestão é mais que necessário.
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