Merchandising ponto de venda (PDV): dicas para restaurantes

merchandising ponto de venda PDV para restaurante
merchandising ponto de venda PDV para restaurante

Não é novidade que no mundo dos negócios vence quem sabe vender seu peixe. Mas sabia que o desejo de compra pode ser despertado até de formas mais sutis e inconscientes? Diferente da publicidade, que é um marketing e comunicação direta da marca, o merchandising foca nos detalhes indiretos e principalmente físicos afim de influenciar na decisão de compra do consumidor.

Pode parecer um termo difícil de entender e aplicar, mas fica por aqui que iremos te explicar tintim por tintim, e o melhor, te ensinar a aplicar na prática o merchandising em seu restaurante ou food-service!

O que é merchandising?

Merchandising é uma estratégia de marketing que envolve um planejamento com intuito de aumentar consumos e lucros através da apresentação dos produtos no ponto de venda.

O merchandising combina apresentação e estratégia de preço. Formando um combo atraente e com grande poder de conversão.

Organizar o estabelecimento de forma consciente, boa sinalização de promoções e preços e até ambientação correta podem fazer parte da estratégia de merchandising para ponto de venda.

Por isso, para se destacar no setor competitivo de restaurantes, é preciso conversar com seu público e entender as preferências dele, só assim é possível concretizar qualquer estratégia de marketing, principalmente o merchandising.

Pilares de um merchandising completo:

Apresentação visual

Sabe aquele famoso ditado que diz “as pessoas comem com os olhos”? Então, isso é a mais pura verdade. Por isso, o primeiro pilar é o visual, investir em uma boa aparência tanto de ambiente quanto gastronômica fazem toda a diferença.

Precificação inteligente

Precificar é uma arte que, se feita de forma inteligente, é capaz de criar uma demanda de consumo antes inexistente. Uma estratégia, por exemplo, é usar o 99 ao final dos preços ou dar descontos que levem uma sensação incrível de economia.

Experiência do cliente

Esse pilar é o que dita a fidelização do seu cliente. Isso porque oferece uma experiência completa, desde a entrada do cliente em seu estabelecimento até a hora de pagar. Além disso, a efetividade de um bom merchandising é o quanto o seu cliente buscará viver toda a experiência novamente.

Quais tipos de merchandising?

Visual merchandising

Pode ser clichê, mas como falamos anteriormente, o visual não só importa como é um determinante de consumo. O atrativo aos olhos trás nos satisfação, por isso a identidade visual do seu food-service precisa ser marcante.

Pensar estrategicamente nisso é levar em consideração pontos como: apresentação dos pratos, cardápio, decoração, branding do food-service nas redes sociais e as cores do ambiente.

Pensando nisso, separamos esse artigo sobre psicologia das cores para restaurante para te ajudar a colorir seu estabelecimento com inteligência! Psicologia das cores para restaurante: A mágica da cartela e lucratividade

Além disso, é importante lembrar que todas essas escolhas precisam ser baseadas no seu público-alvo para que tudo faça sentido de forma conjunta.

Merchandising no ponto de venda (pdv)

O merchandising no ponto de venda, se trata da organização da loja física, desde a disposição de produtos no ambiente até a decoração intencional.

Merchandising digital

O merchandising digital é focado para e-commerce, mas no setor gastronômica aplica-se em delivery. Consiste em tornar o trafego daquele cliente mais simples e efetiva, isso acontece com a personalização e ofertas baseadas no comportamento de consumo do cliente. É através do digital que food-services podem aumentar a visibilidade de seu negócio, engajar os consumidores e converter com excelência.

Usando merchandising em ponto de venda (PDV) em restaurante

Agora que você já sabe o que é o merchandising e sua importância para alavancar seu negócio, chegou a hora de aplicarmos na prática o merchandising no ponto de venda (PDV) do seu restaurante ou food-service. Vamos lá!

Fachada do restaurante

Como falamos anteriormente, o visual importa. Então, sabendo disso, qual restaurante é mais provável você escolher para um jantar: um restaurante com a fachada poluída, cheia de informações ou até faltando letras, ou um restaurante com uma fachada clara em sua comunicação, fácil de visualizar e entender o que se diz?

Obviamente, você escolherá a segunda opção, porque automaticamente somos levados às coisas mais sóbrias e organizadas. Portanto, trabalhe no externo do seu restaurante ou food-service, já que a entrada do seu estabelecimento é o cartão de visita do seu negócio. Avalie seu caso e construa uma fachada que componha sua identidade de marca com cores, plantas e móveis. Lembre-se de ter uma entrada facilitada que possibilite fácil acesso para a área interna do restaurante, e não esqueça da acessibilidade, com uma rampa de acesso para clientes cadeirantes.

Aguce os sentidos do seu público

Torne a experiência do seu cliente completa, ativando todos os sentidos dele. Use elementos visuais organizados que trabalhem seu ambiente, passando credibilidade e segurança. Tenha um cardápio elaborado com fotos que despertem o apetite, cuide da apresentação dos pratos, com talheres, pratos e guardanapos bonitos e funcionais.  

Aprenda a tirar fotos de dar água na boca em seu cardápio com esse artigo: Guia essencial de fotografia de pratos para cardápio de restaurantes 2024

Ambientação de restaurante

Cuide da ambientação do seu restaurante, isso significa dar atenção à parte física do estabelecimento em cada detalhe. Desde a disposição das mesas, cores do ambiente, tipo de iluminação, sonoridade e até temperatura.

A depender da temática do seu restaurante escolha uma sonoridade que combine com o ambiente. E quando se trata de temperatura, se o seu negócio for um fast-food a tendência é que use temperaturas mais altas, já que a finalidade do fast-food é uma passagem rápida. O ideal é que tenha uma alta rotatividade, a temperatura gelada é uma tática usada para que as pessoas consumam e vá embora. Esse é apenas um exemplo dos diversos tipos de ambientações estratégicas que cumprem uma missão.

Confira nesse artigo como fazer uma ambientação sonora inteligente: Som ambiente para Restaurante

Use e abuse dessas dicas e orientações, e com certeza o merchandising do seu restaurant será um sucesso!

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Simpliza: sistema para restaurante grátis

O Simpliza é um sistema gratuito desenvolvido para atender as necessidades de restaurantes, oferecendo uma solução completa e intuitiva para a gestão do negócio. Com uma interface amigável e fácil de usar, o sistema permite que os donos de restaurantes controlem de forma eficiente suas operações diárias, desde a gestão de mesas e pedidos até o controle de estoque e relatórios financeiros. Além disso, o sistema oferece funcionalidades integradas, abrangendo o atendimento do estabelecimento e aumentando a eficiência do negócio.

A principal vantagem do Simpliza é seu plano gratuito e vitalício, perfeito para aqueles que procuram testar um sistema livre de custos. O software também é constantemente melhorado, garantindo que os usuários sempre tenham acesso às últimas novidades do mercado. Com o Simpliza, os restaurantes podem focar no que realmente importa: proporcionar uma experiência gastronômica de qualidade aos seus clientes, enquanto um sistema tecnológico e completo cuida do resto.

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