O guia é uma lista de restaurantes do mais alto nível de sucesso culinário. Essa lista é ranqueada por estrelas, e no universo da gastronomia receber uma estrela Michelin é como ganhar um Oscar.
Uma visão
A história da família Michelin se inicia em 1889 na França, quando os irmãos Andre e Edouard Michelin abriram sua empresa de pneus, que guiados por uma visão foram pioneiros da indústria automobilística no país.
Surgimento
O guia surgiu em meados do século 20, a princípio como um estímulo a viagens, e consequentemente compra de pneus Michelin. A família teve a ideia de produzir um guia com informações úteis como: mapas, como trocar pneus, postos de combustível, e uma lista de lugares para comer ou passar a noite.
Entorno do guia os irmãos construíram uma narrativa da “culinária pela qual vale a pena viajar”. Que foi um grande sucesso para época. Cada vez mais pessoas viajavam para provar dos restaurantes listados, mais ainda consumiam pneus da marca Michelin.
Sistema de estrelas
O guia Michelin teve seu crescente com as tão famosas estrelas e símbolos. Em 1926, os restaurantes começavam a receber a primeira estrela inclusa no guia. Cinco anos mais tarde, o ranking de zero à três estrelas ganhava forma. E em 1936 os métodos de avaliação eram anunciados. Os critérios utilizados para avaliação se dividem em 5, sendo eles:
- Qualidade dos ingredientes
- Domínio do sabor e técnicas culinárias
- Personalidade do chef em sua culinária
- Valor pelo dinheiro
- Consistência entre as visitas
O que cada estrela significa?
A quantidade de estrelas recebidas por um restaurante classificado diz qual posição culinária o restaurante ocupa. Segundo o Guia Michelin cada estrela representa:
Uma estrela
Duas estrelas
Três estrelas
Uma cozinha requintada, que vale a pena conhecer! Produtos de primeira qualidade, execução claramente refinada, sabores marcantes, regularidade.
Uma cozinha excelente. Vale o desvio! Os melhores produtos valorizados pela experiência de um chef talentoso, que assina, com sua equipe, pratos sutis e surpreendentes, às vezes muitos originais.
Uma cozinha excepcional. Vale a viagem! A assinatura de um grande chef! Produtos excepcionais, pureza, e potência dos sabores, composições equilibradas: esta cozinha alcança o nível de obra de arte! Os pratos, executados com perfeição, muitas vezes se tornam clássicos.
Símbolos
O guia também possui símbolos de classificação para outras categorias como decoração interior, mesa ou a qualidade do serviço prestado.
Conforto e qualidade
A categoria conforto e qualidade é representada por dois talheres colher e garfo, e pode ser avaliado de zero a cinco talheres, ocupando as posições de um a cinco as respectivas avaliações: Razoavelmente confortável; confortável; muito confortável; Conforto de alta classe; e Luxo no estilo tradicional.
Processo de inspeção
A avaliação é feita pelos chamados pela marca como inspetores de restaurante, que viajam por todo o mundo visitando os mais diversos restaurantes de forma anônima coletando informações, para, por fim, darem um feedback para a nova classificação anual do guia. Os inspetores são funcionários em tempo integral do grupo Michelin. E, em sua maioria, carregam uma bagagem cultural e acadêmica enorme na gastronomia.
Michelin – Bib Gourmand
Essa categoria combina culinária e custo benefício, garantindo acessibilidade para os consumidores fãs do guia que talvez não possam ir aos restaurantes com estrelas que são mais caros. E donos de restaurantes que recebem a oportunidade de ganhar mais visibilidade através de sua gastronomia e preços acessíveis ao público. Com isso, os restaurantes menos conhecidos buscam cada vez mais oferecer uma experiência nova e autentica, no sonho de um lugar ao Sol dentro do guia Michelin.
Restaurantes premiados pelo Michelin no Brasil em 2024
A noite da última segunda-feira (20) foi um marco para a gastronomia brasileira, que, desde 2020 não recebia novas classificações dentro do Guia Michelin. Com 21 restaurantes premiados, 10 desses ocupam a lista pela primeira vez. Os restaurantes premiados se dividem entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Restaurantes com 2 estrelas Michelin:
- D.O.M. (SP)
- Oteque (RJ)
- ORO (RJ)
- Tuju (SP)
- Evvai (SP)
- Lasai (RJ)
Restaurantes com 1 estrela Michelin:
- Cipriani (RJ)
- Mee (RJ)
- Huto (SP)
- Jun Sakamoto (SP)
- Kinoshita (SP)
- Kan Suke (SP)
- Mani (SP)
- Picchi (SP)
- San Omakase Room (RJ)
- Fame Osteria (SP)
- Kazuo (SP)
- Kuro (SP)
- Murakami (SP)
- Oizumi Sushi (SP) Tangará Jean-Georges (SP)
Além disso também receberam premiações as categorias de:
Premiação Estrela Verde, como restaurante mais avançado em práticas sustentáveis:
- Tuju
- A Casa do Porco
- Corrutel
Abertura do Ano:
- Tuju
Sommelier Michelin
- Maira Freire
Com esse artigo, te incentivamos a buscar conhecer mais da culinária como uma arte inovadora e constante. Estar presente nesse guia tão requisitado pode ser uma realidade para você também dono de restaurante, pois com esforço e sonho, o céu é o limite!
Simpliza – Sistema gratuito para restaurantes
Ter um sistema de gratuito para seu restaurante pode até parecer promessa de coach, mas não é! O Simpliza é um software grátis com PDV completo, Dashboard/painel administrativos, comanda eletrônica e muitas outras vantagens feitas para simplificar sua vida.
Abandone as planilhas! Tire relatórios com dados reais direto do painel administrativo, isso facilitará sua analise para definir indicadores, metas, e correções em sua gestão. Possuímos mais de 50 tutoriais completos de uso do software! Só vantagem né?
Marque uma conversa sem compromisso com nossa equipe , eles farão uma apresentação do programa à você gratuitamente!
Continue lendo…
Rappi oferecerá entrega turbo (até 10 minutos) para restaurantes
Sistema para Controle de Mesas: Como funciona o app Mesa e Comanda?