Como oferecer respostas mais rápidas para WhatsApp de delivery?

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Confira segredos da agilidade! Separamos dicas para oferecer respostas mais rápidas para WhatsApp de delivery.

Oferecer respostas rápidas no Whatsapp de delivery é uma estratégia para tornar o atendimento dos restaurantes mais rápidos, facilitar a vida dos atendentes e fidelizar clientes com a eficiência do processo de realizar um pedido de delivery.

Neste artigo, separamos 3 dicas de ouro para aumentar a eficiência quando nos tratamos do atendimento via WhatsApp

Dica #01 Resposta rápida no WhatsApp Business

Para realizar a automação no atendimento pelo app, você precisa configurar seu WhatsApp Business para respostas rápidas. Você pode criar algumas alternativas, com link de cardápio digital ou horário de funcionamento.

Com isso, quando seus clientes entrarem em contato, ao invés de responder manualmente cada chat, você poderá selecionar rapidamente a mensagem de resposta.

Utilizar essa funcionalidade do WhatsApp de forma correta otimiza os processos e agiliza o atendimento delivery. 

Como Configurar Respostas Rápidas no WhatsApp Business?

Antes de tudo, é importante aprender como configurar as respostas rápidas no WhatsApp Business.

Primeiro, certifique-se de ter o WhatsApp Business instalado e configurado com as informações do seu estabelecimento.

É fundamental preencher todos os detalhes sobre o seu restaurante para que os clientes possam encontrar facilmente as informações de funcionamento.

Com o WhatsApp Business devidamente instalado e configurado, siga este passo a passo para configurar as mensagens:

  1. Toque nos três pontos no canto superior, em seguida, vá para “Ferramentas Comerciais” e selecione “Respostas Rápidas”.
  2. Toque no ícone de adição (+) para criar uma nova resposta rápida.
  3. Digite a mensagem de texto desejada e adicione emojis, imagens e gifs conforme necessário.
  4. Em seguida, defina o atalho para a resposta rápida no WhatsApp Business. Você pode escolher até três palavras-chave precedidas por uma barra (/), como por exemplo: “/cardápio de pedidos” para enviar o seu cardápio.
  5. Por fim, clique em salvar e repita o processo se desejar adicionar mais respostas rápidas.

Para enviar uma resposta rápida que você criou, basta digitar a barra (/) seguida da palavra-chave cadastrada para a resposta desejada e enviar.

Com esse recurso, você e sua equipe não precisarão digitar a mesma mensagem várias vezes para os clientes, economizando tempo e tornando o processo mais eficiente. E o melhor de tudo, é gratuito!

Ideias de respostas rápidas no WhatsApp Business para delivery

As respostas rápidas no WhatsApp Business são uma ferramenta indispensável para quem opera um serviço de delivery.

Aqui estão ideias para te ajudar a explorar as possibilidades das mensagens rápidas disponíveis!

1) Link do Cardápio

Ao configurar uma resposta rápida no WhatsApp Business, você pode saudar os clientes de forma amigável e educada. Esta mensagem é enviada quando o cliente faz o primeiro contato, fornecendo as boas-vindas e um link direto para o seu cardápio online (saiba mais na dica #03) Uma abordagem eficaz seria:

“Olá, Seja bem-vindo(a) ao [Nome do seu Negócio]! Estamos muito contentes por você entrar em contato conosco. Para acessar nosso cardápio online e fazer seu pedido de forma rápida e simples, clique aqui: [Link do Cardápio]”

Se você ainda não tem um cardápio online, considera a possibilidade de adotar essa ferramenta, e o Sistema Simpliza é perfeito para ajudá-lo nisso, com seu sistema de gestão completo especializado em estabelecimentos gastronômicos.

2) Mensagem com Informações Importantes

Os clientes frequentemente querem saber informações como horário de funcionamento, endereço e opções de entrega.

Portanto, é útil ter uma resposta rápida que contenha todas essas informações de uma só vez. Por exemplo:

“[Nome do seu Delivery] está localizado na Av. Brasil, n° 480, Centro. Nosso horário de funcionamento é de terça a domingo, das 18h às 23h. Oferecemos opções de entrega, retirada e consumo no local.”

3) Mensagem de Agradecimento pós-venda

O pós-venda é crucial para manter um bom relacionamento com os clientes e fidelizá-los. Após a compra, envie uma mensagem de agradecimento e convide o cliente a fornecer feedback. Por exemplo:

“Agradecemos por escolher [Nome do seu Negócio]! Queremos saber se tudo correu bem com seu pedido. Conte-nos sua experiência e volte logo!”

4) Mensagem para Horários Fora de Atendimento

Mesmo quando o delivery está fechado, é importante dar um retorno ao cliente. Configure uma mensagem para esses períodos, oferecendo a opção de agendar pedidos futuros. Por exemplo:

“Agradecemos sua mensagem! No momento, estamos fora do horário de funcionamento. Mas você pode agendar seu pedido para o horário que preferir em nosso site [Link do Site].”

Como oferecer respostas mais rápidas para WhatsApp de delivery?
Seu cliente fica mais feliz quando recebe respostas mais rápidas pelo WhatsApp do seu delivery!

Dica #02 Respostas automáticas no WhatsApp

A mensagem automática no WhatsApp é um recurso da versão Business do aplicativo, ou seja, você precisa ter uma conta comercial do WhatsApp. Com essa funcionalidade você automatiza avisos quando um cliente entra em contato com você.

Automatizar os pedidos pelo WhatsApp traz inúmeras vantagens tanto para o negócio quanto para os clientes. Quando seu cliente entrar em contato, o “whats” pode enviar uma mensagem automática, sem você nem pecisar abrir conversa por conversa!

Essas mensagens são ativadas quando alguém inicia uma conversa com você ou quando você recebe uma mensagem específica e seleciona, em poucos cliques, a resposta previamente configurada.

Esse recurso é ótimo para dias de atendimento com muita correria também. A ideia é adicionar um link na mensagem automática, onde o cliente já poderá acessar uma página do seu restaurante e já realizar os pedidos. Tornando o processo ainda mais eficiente, prático e rápido!

Para isso, crie uma mensagem de saudação automática com seu link de pedidos, que serve para ser enviada automaticamente sempre que um novo contato iniciar uma conversa com o seu negócio.

Como criar uma resposta automática no WhatsApp de restaurantes delivery?

Configurar uma mensagem de saudação no WhatsApp Business é simples. Esta mensagem pode ser usada como um cumprimento padrão na primeira interação ou após 14 dias de inatividade na conversa. Siga estes passos:

  1. Abra o WhatsApp Business no seu dispositivo.
  2. Vá para “Ferramentas Comerciais”.
  3. Selecione “Mensagem de Saudação” e ative “Enviar Mensagem de Saudação”.
  4. Edite o texto da mensagem conforme desejado e salve.
  5. Escolha os destinatários da mensagem.
  6. Salve suas configurações.

Pronto! Sua mensagem de saudação automática no WhatsApp está configurada e pronta para uso.

capa background azul com vetor de mulher e cardápio digital (cardápio digital para atendimento via WhatsApp mais rápido)
Seu cliente pode acessar seu cardápio digital rapidamente pelo WhatsApp, realizando pedidos de forma mais rápida. Para você, o atendimento fica mais fácil.

Dica #03 Contrate um cardápio digital para automatizar seu atendimento via WhatssApp

Primeiramente, você precisa contratar um sistema de vendas que ofereça a ferramenta! Estude quais são as necessidades do seu restaurante e quais ferramentas são necessárias para melhorar a sua gestão e aumentar suas vendas.

São muitas as ferramentas disponíveis, e você precisa contratar o software que mais se enquadra no seu negócio. E mais uma dica! Garanta que o sistema que você escolher tenha um suporte disponível e qualificado.

Com o sistema para restaurante do Simpliza, o processo para montar seu cardápio digital para WhatsApp é muito rápido.

Após a contratação do nosso programa para food service grátis, nossa equipe irá personalizar seu aplicativo com a logo do seu restaurante. Após feito isso, você pode cadastrar todos seus produtos com imagens e descrições detalhadas.

Além disso, você também consegue adicionar banners de promoções na extensão do seu cardápio digital.

E pronto! Você monta seu cardápio online em poucas horas e já pode começar a divulgação e adicionar o link na resposta automática no seu delivery.

Seguindo essa dica, você pode garantir respostas mais rápidas para WhatsApp do seu delivery!

Além disso, dados dos pedidos realizados pelo menu digital Simpliza são enviados automaticamente para o PDV, painel administrativo e para a cozinha.

Qual modelo de mensagens usar na automação para resposta rápida no WhatsApp?

As informações buscadas pelos clientes, normalmente são parecidas. Podendo ser automatizado sem muitos problemas. Porém, a questão também é tomar muito cuidado para não perder a humanização nas respostas e ficar um atendimento “robotizado”. 

Por isso, na hora de escrever as mensagens padrão, tem de ser bem pensado, para passar atenção, gentileza e a informação completa. 

Portanto, não crie sua mensagem automatizada via WhatsApp apenas com “Olá” seguido do link do site de pedidos.

Tente ao máximo personalizar o texto, utilizando emojis, simpatica, educação e traços da personalidade do seu restaurante de delivery.

Para isso, temos dois artigos que podem ser úteis para a tarefa:

Delivery via WhatsApp: 4 ideias de mensagens automáticas

Como montar cardápio digital para Whatsapp?

Conclusão

Investir na eficiência do atendimento é sempre o melhor caminho para garantir o sucesso de um restaurante. Afinal, os clientes são a essência de empreendimentos food service.

Garantir uma experiência de atendimento automatizada, personalizada, simpática e eficiente é primordial para agradar e conquistar o público, fidelizando-os.

Antes de partir, conheça o sistema de delivery do Simpliza, que consta com cardápio digital, integração iFood e outras soluções imperdíveis!

O programa para restaurantes Simpliza possui como missão simplificar as vendas do seu bar, e por isso oferecemos diversasferramentas que farão proporcionam uma gestão integrada, rápida e automatizada do seu estabelecimento!

Dá uma olhadinha nas nossas ferramentas:

  • Integração iFood e aiqfome
  • PDV Completo
  • Dashboard/Painel administrativo
  • Comanda eletrônica
  • Cardápio digital
  • Sistema delivery
  • Módulo Mesa
  • Cardápio QR Code na mesa
  • Plano grátis
  • Suporte especializado
  • Banco de ajuda com mais de 50 tutoriais sobre o sistema
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