Lanchonete: 8 erros cometidos no começo e como um sistema para lanchonete evita que eles aconteçam

garçonete com um tablet em mãos sorrindo

O setor alimentício se torna cada vez mais competitivo, e a falta de experiência ao entrar em um ramo desconhecido acaba por criar algumas armadilhas para quem está abrindo sua própria lanchonete

Erros são normais, principalmente no início de tudo, por isso listamos os 8 erros mais comuns que acontecem em lanchonetes e como um sistema de gestão para lanchonete permite que você os resolva de forma simples.

1. Falta de Controle Financeiro

A falta de controle financeiro é um dos principais fatores que levam tantos estabelecimentos a fecharem as portas nos primeiros anos de atividade.

Muitos empreendedores subestimam a gestão financeira, misturando finanças pessoais com as do negócio, precificando mal ou não tendo clareza sobre custos e receitas. Isso pode levar ao colapso.

Um sistema para lanchonete é ideal para garantir que o financeiro esteja sempre em dia. Ferramentas capazes de registar vendas, acompanhar o fluxo de caixa, gerenciar contas a pagar e receber, e ainda emitir relatórios oferecem uma visão muita mais ampla do seu negócio.

2. Não ter controle de estoque

O controle de estoque é um desafio constante para todos que trabalham no setor de alimentação.

Controlar insumos é fundamental para que não haja desperdícios de alimentos, perda de ingredientes perecíveis, faltas ou excessos de itens no estoque. Juntos, todos esses fatores impactam diretamente no financeiro da sua lanchonete, resultando em mais custos e menos lucro.

Sistemas com controle de estoque são necessidade no dia a dia de uma lanchonete. O sistema Simpliza, por exemplo, oferece um módulo de gestão de estoque para controle preciso de ingredientes e produtos. Você registra entradas e saídas, acompanha o consumo, define alertas para níveis mínimos e automatiza pedidos de reposição. O controle de estoque se torna simples e eficiente, minimizando perdas e otimizando compras.

3. Falta de organização e padronização de processos

Seus clientes esperaram encontrar a mesma qualidade sempre que vão até sua lanchonete, se o seu atendimento, seus lanches ou qualquer outro processo fundamental sofrer com grandes oscilações, o seu negócio vai sentir.

A falta de organização é a raiz de diversos problemas que vão do atendimento até a gestão da lanchonete. Uma lanchonete que não tem processos onde cada funcionário prepara os lanches de uma forma, os pedidos chegam de maneira confusa e o cliente não tem uma experiência consistente.

E a melhor solução para evitar que isso aconteça na sua lanchonete não seria outro, um sistema com ferramentas para otimizar o fluxo e os processos diários.

Com o sistema Simpliza, pedidos são enviados diretamente para a cozinha de forma clara, reduzindo erros de comunicação. A gestão de mesas e comandas eletrônicas garante um atendimento padrão, agilizando o serviço e melhorando a experiência do cliente.

4. Ignorar a experiência do cliente

Com a grande quantidade de lanchonetes a disposição, com temáticas, preços e lanches variados as pessoas sabem que tem alternativas por isso já não vão apenas pelo lanche, mas por todo conjunto da obra, principalmente, pela experiência que podem ter naquele estabelecimento.

Grande parte da experiência está no atendimento, por isso garantir que esse ponto não tenha falhas já são ótimos pontos para sua lanchonete. Ferramentas digitais como o cardápio digital cumpre com a função de fornecer um autoatendimento de qualidade, dando mais autonomia para seu cliente e agilidade para o atendimento.

Além disso, o cardápio digital ainda fornece integração com diversas formas de pagamento como cartões de crédito e débito, Pix e até mesmo carteiras digitais, que pode ser realizado por ele mesmo, evitando outro ponto que ninguém gosta: filas.

5. Não investir em tecnologia e automação

Muitos empreendedores acreditam que a tecnologia só é necessária depois que o negócio cresce. Acreditando que são caros ou desnecessários para o início do negócio. E esse é um dos maiores erros que uma lanchonete pode cometer.

A falta de automação e o uso de processos manuais levam a ineficiências, erros humanos e desvantagem competitiva. E investir em um sistema logo no início garante organização e economia de tempo, cruciais para o desenvolvimento do seu estabelecimento.

Mas, para aqueles que não querem investir financeiramente em um sistema o Simpliza possui um plano totalmente grátis, sem taxa de instalação nem de fidelidade. Do controle de vendas e estoque à gestão financeira e atendimento, o Simpliza centraliza informações e processos. Isso reduz a carga de trabalho manual, minimiza erros e fornece dados valiosos para decisões estratégicas.

6. Não acompanhar os números do negócio

O cardápio é o coração da sua lanchonete, mas muitos falham em analisar o desempenho de cada item. Quais são os pratos mais vendidos? Quais geram mais lucro? Ignorar essas informações leva a um cardápio desequilibrado e prejuízo.

Um sistema de gestão traz relatórios detalhados que mostram quais produtos mais vendem, quais têm pouca saída e até os horários de maior movimento. Isso ajuda a tomar decisões baseadas em dados, reduzindo riscos e aumentando o faturamento.

7. Falta de organização nos pedidos de delivery

O delivery deixou de ser apenas uma opção para se tornar um dos pilares de faturamento das lanchonetes. Porém, junto com as oportunidades, também surgiram os desafios como, múltiplos pedidos ao mesmo tempo, atender diferentes plataformas de entrega, manter a qualidade do produto durante o transporte e ainda garantir que tudo chegue no prazo certo.

A falta de organização nesse processo pode levar a atrasos, erros de entrega e insatisfação do cliente, prejudicando a reputação da lanchonete e a relação com as plataformas.

Um sistema para lanchonete ajuda justamente a organizar o delivery de forma prática. O Simpliza integra-se com as principais plataformas de delivery, centralizando todos os pedidos em um único sistema. Os pedidos chegam diretamente na cozinha, de forma organizada, garantindo que a produção e a entrega sejam eficientes e sem falhas.

8. Ignorar o marketing e a importância da presença digital

Por mais que algumas pessoas tentem negar, ter um marketing forte e eficiente conta muito. Nos dias de hoje quando todos estão conectados, postando e divulgando suas vidas nas redes sociais por puro entretenimento, não saber aproveitar isso pode estar te fazendo perder espaço.

Ter um conteúdo bem feito, promoções sendo divulgadas e uma presença ativa nas redes sociais é essencial para atrair novos clientes e fidelizar os que já conhecem a sua lanchonete. As pessoas buscam no Instagram, no Google e até no TikTok antes de decidir onde comer. Se o seu negócio não aparece nessas pesquisas, é como se ele não existisse.

Muitos empreendedores ainda subestimam a diferença que a presença digital faz, desconhecendo que ela é muitas vezes decisiva para atrair clientes. Um perfil atualizado, fotos bem produzidas dos lanches, avaliações positivas e até responder mensagens de forma rápida podem influenciar diretamente na escolha do consumidor.

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