Restaurante à la carte: descubra o que é e como funciona

Restaurante à la carte
Restaurante à la carte

Você sabe o que é um restaurante à la carte? Tem procurado mais informações para implementar o modelo em seu restaurante? Então fica por aqui, que vamos responder todas as suas perguntas!

Sumário

  • O que é um Restaurante à la Carte?
  • Como funciona?
  • Diferença Restaurante à la Carte e self-service
  • Experiência do cliente
  • Gestão de estoque de Restaurante à la Carte
  • Dicas para abrir ou implementar um Restaurante à La Carte
  • Sistemas para Restaurante à La Carte

O que é um Restaurante à la Carte?

À la carte é um termo original do francês que significa: “como está no cardápio”.  Restaurantes que se apresentam como “à la carte” têm uma grande variedade de pratos e bebidas no cardápio. Com o intuito de oferecer um menu amplo de qualidade aos clientes.

Esse modelo surgiu para ser uma vertente contrária ao “table d’hôte”, expressão francesa que significa “menu fixo”. Isto é, nossos conhecidos pratos feitos, que possuem a mesma faixa de preço, uma baixa variedade, e um tipo de demanda diferente do à la carte, o público-alvo de restaurante com menu fixo, são pessoas que buscam mais a praticidade que a experiência, muito procurado na hora do almoço, justamente pelo que oferece.

Portanto, um restaurante à la carte tem seu foco em oferecer uma experiência gastronômica completa ao público. Por isso, ir em um restaurante à la carte é viver algo único do início ao fim.

Como funciona?

Em um restaurante à la carte, nós encontramos a divisão básica dos itens em:

  • Entrada
  • Prato principal
  • Acompanhamento
  • Sobremesa

Nesse modelo, não há nada pré-pronto, diferente do que encontramos em fast-foods. Tudo que é oferecido no à la carte é preparado na hora. Com isso, um dos maiores diferenciais de um restaurante à la carte é a exclusividade oferecida em cada prato.

Um menu como esse torna seu restaurante mais exclusivo e pessoal no atendimento que oferece. O que é perfeito, para casos em que o cliente não goste de algum item oferecido, ou até tenha algum tipo de intolerância ao leite, glúten ou similares.

Diferença Restaurante à la Carte e self-service

O que difere um restaurante à la carte de um restaurante self-service é a forma de atendimento. Isto é, no modelo à la carte, o cliente escolhe o que quiser, e o pedido é feito na hora, sem pré-preparo e fresco. Já no self-service, o próprio cliente se serve em um bufê livre, escolhendo a quantidade do que deseja comer, a partir das opções oferecidas.

E como falamos anteriormente, quem opta por um bufê livre procura por agilidade e praticidade, diferentemente do modelo à la carte.

Experiência do cliente

Entregar uma experiência culinária sem igual é a principal chave do restaurante à la carte. Sendo conhecido pela variedade culinária, o público que busca esse tipo de restaurante não busca apenas um lugar para passar e jantar, mas sim um momento de lazer gastronômico.

O público-alvo do à la carte está disposto a desembolsar um valor pelo serviço. Porém, é possível ter um restaurante desse modelo que atenda um público mais popular.  

Gestão de estoque de Restaurante à la Carte

Contudo, mesmo com toda a sofisticação oferecida, o cuidado também precisa ser redobrado. Lembra que o diferencial é a variedade oferecida? Então… é importante garantir que seu estoque esteja sempre bem abastecido de tudo que está no seu menu.

Já pensou, o cliente chega para a primeira experiência à la carte da vida dele, esperando viver um momento singular e personalizado, e quando vai pedir, é informado de que aquele item não está disponível por falta de ingredientes?

Creio que não é esse tipo de experiência que deseja oferecer. Por isso, tenha uma gestão de estoque eficiente e automatizada. Com o sistema Simpliza, você pode controlar seu estoque tranquilamente, a partir de uma tela ampla e intuitiva que te ajuda a entender a rotatividade dos seus itens e a periodicidade de reposição.  

Cadastre seus itens no estoque e a cada pedido lançado, uma baixa é feita. Desse modo, é possível visualizar e controlar seu almoxarifado, garantindo que nunca falte nada para atender seus clientes. Assim, eles saem satisfeitos e fidelizados.

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Dicas para abrir ou implementar um Restaurante à La Carte

Se você pretende implementar ou abrir um restaurante à la carte, é fundamental realizar um planejamento detalhado, pois esse tipo de empreendimento exige muita organização.

O primeiro passo é se certificar de que toda a documentação e as licenças necessárias para abrir um restaurante, pois sem elas, não é possível legalizar seu restaurante.

Além disso, é essencial ter em mente que, se seu objetivo é abrir um restaurante com orçamento limitado, um à la carte pode facilmente ultrapassar suas finanças.

Outro aspecto muito importante é identificar o público-alvo que deseja atrair. Nesse caso, é recomendável realizar uma pesquisa de mercado.

Considerando que o restaurante oferecerá serviço à la carte, é necessário definir o tipo e o estilo de culinária que será oferecida.

Após essas decisões, procure a localização ideal. Se optar por um restaurante à la carte mais acessível, busque locais com grande concentração de empresas e comércios.

Por outro lado, se o restaurante for mais sofisticado, escolha um ponto próximo ao centro da cidade, que ofereça um ambiente mais elegante e acolhedor.

Restaurante à la carte

Sistemas para Restaurante à La Carte

Implementar um sistema de gestão eficiente é crucial para o sucesso de um restaurante à la carte. Esse tipo de estabelecimento exige um controle operacional rigoroso, desde o gerenciamento de reservas até o acompanhamento detalhado dos pedidos e da cozinha. Um bom sistema de gestão como o Simpliza possui soluções para facilitar o dia a dia do seu restaurante.

Com a comanda eletronica os garçons podem registrar os pedidos diretamente em dispositivos móveis como tablets e celulares que se comunicam automaticamente com a cozinha. Isso não só agiliza o serviço, mas também minimiza erros de anotação e melhora a satisfação do cliente. Além disso, o sistema é integrado com diversas outras plataformas como iFood, Aiqfome, Anota aí e mais!

Confira todas as integrações do Simpliza

Ademais, o software oferece relatórios valiosos sobre o desempenho do restaurante, como os pratos mais vendidos, análise de vendas por canal de atendimento, demonstrativo de vendas e muito mais. Com essas informações, os proprietários podem tomar decisões mais assertivas, ajustar o cardápio conforme a demanda e otimizar a operação para reduzir custos e aumentar a lucratividade.

Além disso, tenha acesso a um cardápio digital moderno e inteligente. É possível automatizar o pedido via WhatsApp uando um cliente entra em contato, o sistema responde automaticamente com uma mensagem que inclui o link direto para o cardápio digital.

Essas e tantas outras soluções em um sistema completo! Contrate o software Simpliza, disponível em três planos diferentes, incluindo uma opção totalmente gratuita e vitálicia.

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Merchandising ponto de venda (PDV): dicas para restaurantes

Sistema self-service: Aliando praticidade à gestão eficiente

Nomes para restaurantes: Ideias e dicas de como criar o seu

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