Se um tempo atrás uma foto bonita de um como de açaí montado já era o suficiente para atrair um cliente, hoje o consumidor já espera muito mais. Talvez devido ao aumento considerável de açaiterias as estratégias de marketing para esse segmento precisam estar cada vez mais inteligentes para captar a atenção do consumidor.
Mas como criar uma boa estratégia de marketing para uma açaiteria sem precisar de uma grande agência ou orçamento milionário?
Se você é dono de açaiteria, este guia prático vai te mostrar as principais estratégias que estão bombando em 2025, e o melhor: todas elas podem ser aplicadas por você, de forma simples, com criatividade e estratégia.
Por que sua açaiteria precisa de uma estratégia de marketing?
O marketing é essencial para todo tipo de negócio. Ter o melhor produto ou os melhores preços muitas vezes podem perder para quem tem o melhor marketing.
A concorrência está em todo lugar. No seu bairro, provavelmente já existem outras açaiterias, lanchonetes ou até mercados vendendo açaí. E na internet? Todo mundo disputa a atenção do seu cliente o tempo inteiro.
É por isso que o marketing existe, para que seu negócio seja lembrado e, principalmente, fazer as pessoas queiram comprar de você e não do concorrente.
Ter um marketing forte significa engajamento, e quanto mais engajado o seu negócio for, maior o alcance.
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9 estratégias de marketing para açaiteria
Conteúdo Humanizado
Sabe aquelas postagens nas redes sociais que não ficam só tentando vender, mas mostram os bastidores, mostram os funcionários, mostram erros engraçados ou momentos do dia a dia da loja? Isso é conteúdo humanizado. É usado para criar mais proximidade com o cliente, se comunicando de um jeito mais real.
Alguns exemplos práticos de conteúdo humanizado para açaiteria são: mostrar preparos de pedidos, gravar conteúdo com os funcionários da açaiteria, gravar até mesmo os problemas do dia a dia, mostrando como a equipe lida com algum pedido errado ou com algum inconveniente. Inclusive, quer acabar com as chances de erros nos seus pedidos? De uma olhada na nossa comanda eletrônica.
Essa estratégia dá certo principalmente porque pessoas gostam de comprar de pessoas, não de empresas frias. Quanto mais humana for sua comunicação, mais as pessoas se sentem conectadas com sua marca.
Marketing Sensorial
Usar os sentidos visão, olfato, tato, audição e paladar para criar uma experiência mais imersiva já foi falado no nosso post sobre Food Porn.
Usando essa estratégia, você faz a pessoa lembrar da sua açaiteria não só pelo gosto do açaí, mas também pelo cheiro do lugar, pela música que toca, pela ambientação da loja, pelas embalagens legais, etc.
Essa estratégia deixa sua açaiteria marcada na cabeça de seus clientes. Já que as pessoas não lembram só do que comeram… elas lembram de como se sentiram. Quanto mais sentidos você ativa, mais forte fica a lembrança.
Estratégias de marketing com micro influenciadores Locais
Fazer parcerias com influencers que moram na sua cidade e estão começando, mas que já têm um número de seguidores, uns 10 mil, por exemplo, pode ser um ótimo jeito de divulgar o seu estabelecimento. Você pode usar essa estratégia de marketing de alguns jeitos, como:
- Mandar um copo de açaí de presente para influenciadores locais.
- Convidar para vir conhecer a loja.
- Fazer um desafio: “monta teu copo favorito e mostra para a galera! ”
Por que isso dá certo? Porque o público dessas pessoas confia nelas. É como indicação de amigos. Geralmente traz mais resultado do que pagar famosos distantes e muitas vezes inacessíveis.
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Cardápio Instagramável
Essa estratégia consiste em deixar os produtos tão bonitos e chamativos que os clientes terão vontade de tirar fotos para postar no Instagram. Não é só vender açaí gostoso… é vender um açaí que dá vontade de mostrar para as pessoas. Alguns exemplos que você pode incrementar são:
- Toppings coloridos.
- Decoração caprichada no copo.
- Frases engraçadas na embalagem.
- Copos diferenciados.
As pessoas amam postar o que estão comendo e onde estão, desde que seja bonito o suficiente para ser apreciado por seus seguidores. Ou seja, se o seu produto for bonito, ele se divulga sozinho nas redes sociais.
Conteúdo Curioso nas Redes
Criar esse tipo de conteúdo que diverte ou conta curiosidades que ninguém sabia é um conteúdo que, além de estar em alta nas redes sociais, tem um grande potencial de engajamento. Você cria vídeos ou posts com coisas que prendem a atenção, tipo: “Curiosidades sobre o açaí que pouca gente conhece”, mostrar acompanhamentos mais estranhos de açaí ou falar de mitos e verdades.
Esse tipo de conteúdo costuma dar certo porque as pessoas gostam de ver um conteúdo leve, mas que também seja interessante.
Estratégia de marketing de Datas Especiais Personalizadas
Promoções ou campanhas em datas comemorativas, que não precisam ser só datas como Natal, Páscoa ou Dia das Mães, sempre chamam atenção. Você pode inventar datas só suas, é claro que essa estratégia de marketing precisa ser estudada para ser algo que atraia o seu público-alvo, e também para não ser um tiro no pé do seu financeiro.
Campanhas fora das grandes datas comemorativas costumam funcionar, pois as pessoas gostam de se sentir especiais e a grande maioria se atraí por promoções. Além de ser uma ótima estratégia para atrair movimento em dias mais fracos.
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Fortalecimento do Google Meu Negócio
Caso não saiba, o Google Meu Negócio é aquela parte que aparece quando alguém pesquisa sua açaiteria no Google, com fotos, endereço, telefone e avaliações. Por isso, mantenha sempre tudo atualizado e utilize fotos de qualidade do seu local, além disso, estimule seus clientes a deixarem avaliações.
Essa é uma parte muitas vezes esquecida do marketing, ainda mais agora com as redes sociais, mas o que muitos não se lembram é que o Google ainda é o maior buscador de pesquisas, e muita gente pesquisa um lugar antes de realmente ir. Então, acredite, quanto mais avaliações boas, maior a sua chance de ganhar novos clientes.
Experiências Gamificadas
Transformar promoções ou desafios em uma brincadeira, como se fosse um jogo deixa elas muito mais interessantes e interativas.
Você pode criar desafios, sorteios ou metas para as pessoas participarem e ganharem algo. É uma estratégia já bem conhecida e adotada por aqueles que tem um perfil ativo nas redes sociais. Alguns dos jeitos de implementar essas promoções são:
- Cartão fidelidade digital: “Junte 5 copos e ganhe um grátis”.
- Roda da sorte na loja.
- Desafio no Instagram: “Poste seu copo mais bonito e concorra a um prêmio”.
As pessoas amam um desafio e se sentem motivadas a participar quando tem um prêmio em jogo. É uma estratégia de marketing divertida, que ainda ajuda a gerar engajamento.
Sistemas de Gestão:
Usarr ferramentas que te ajudam a automatizar e facilitar o dia a dia da sua açaiteria é tão importante para a imagem do seu estabelecimento, até porque de nada adianta estratégias de marketing e promoções se a experiência do seu cliente não for satisfatória. Ainda bem que atualmente existem ferramentas que são capazes de otimizar a sua gestão.
Um exemplo de sistema eficiente é o Simpliza que possui diversas funcionalidades, como:
- Controle de estoque eficiente.
- Controle financeiro e relatórios de vendas.
- Tem cardápio digital via QR code.
- Integrações com plataformas de delivery.
Um sistema de gestão economiza tempo, deixa a comunicação mais profissional e garante mais organizações em suas operações.