Você sabia que o marketing para restaurante é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio? É isso mesmo, os tempos mudaram e o velho boca-a-boca não funciona mais.
É preciso que os restaurantes modernos que querem se manter em relevância tracem diferentes estratégias de marketing, seja email marketing, marketing para redes sociais, ou até mesmo anúncios físicos, como outdoors.
De acordo com uma pesquisa do Google, 84% dos consumidores pesquisam online antes de visitar um restaurante. Por isso, é importante ter uma presença forte na internet, com um website bem desenvolvido e perfis ativos nas redes sociais.
Sabendo isso, você fica tranquilo ou preocupado? Se você fica preocupado, quer dizer que precisa alinhar melhor sua presença no mundo digital.
Mas não se preocupe, fazer marketing para restaurante não precisa ser uma tarefa ou até mesmo custosa. Conheça algumas opções de marketing para restaurante que vão transformar seu negócio.
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O que você verá neste artigo:
- O que é uma estratégia de marketing?
- A importância do marketing para restaurante
- Como fazer marketing para restaurante: 10 estratégias que funcionam em 2023
- Conheça o Simpliza: software de gestão gratuito para restaurantes
- Conclusão
O que é uma estratégia de marketing?
Uma estratégia de marketing é um plano de ação que uma empresa desenvolve para promover seus produtos ou serviços e alcançar seus objetivos de negócios.
No caso do marketing para restaurante, ela envolve a identificação de seu público-alvo, a compreensão de suas necessidades e desejos, e o desenvolvimento de uma mensagem e um plano de ação que ressoem com esse público.
E acima de tudo, que incentivem o público a fazer algo que você deseja, seja fazer uma compra, inscrever-se em uma lista de e-mails ou compartilhar informações sobre a marca.
Uma estratégia de marketing eficaz geralmente inclui uma mistura de táticas e canais de marketing, como publicidade em mídias sociais, marketing de conteúdo, email marketing, promoções e eventos, marketing de influenciadores, publicidade paga, entre outros.
O objetivo é criar uma estratégia coerente e integrada que ajude a aumentar o conhecimento sobre a marca, engajar os clientes e, por fim, gerar mais receita para a empresa.
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A importância do marketing para restaurante
Você já sabe o que é o marketing, mas ainda acredita que ele não é importante? Saiba que os seus clientes estão ligados nas mídias e querem saber mais sobre seu negócio antes de consumir.
Atrair novos clientes: Pesquisas mostram que a grande maioria dos consumidores procuram informações sobre os restaurantes na internet antes de decidir consumir.
Fidelizar clientes: O marketing para restaurante faz com que clientes voltem a consumir no seu estabelecimento. Estratégias como email marketing e mensagens personalizadas são ótimas para isso.
Estimular recomendações orgânicas: Segundo o estudo da Nielsen, 92% dos consumidores confiam em recomendações de amigos e familiares mais do que em qualquer outra forma de publicidade. Mas o marketing pode garantir que as pessoas compartilhem suas opiniões com amigos, familiares e até mesmo na internet.
Maior competitividade: O marketing para restaurante pode ajudar a destacar o restaurante da concorrência, mostrando os seus diferenciais, qualidade de serviços e produtos, inovações e etc.
Monitoramento de resultados: O marketing permite que o restaurante monitore o desempenho de suas campanhas, compreenda o comportamento do cliente, se antecipe a novas tendências, possíveis crises e ajuste suas estratégias para melhorar o retorno sobre o investimento.
Aumento da receita: Uma estratégia eficaz de marketing pode levar a um aumento na receita do restaurante. O marketing pode ajudar a impulsionar a demanda, incentivar a compra de itens de maior valor e estimular a fidelização dos clientes, levando a um aumento no faturamento.
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Como fazer marketing para restaurante: 10 estratégias que funcionam em 2023
1. Entenda seu público alvo
Antes de mais nada, entenda seu público-alvo. Como são as pessoas que você quer atrair em seu negócio? Como são as pessoas que já frequentam seu negócio? Pense nelas antes de traçar qualquer estratégia de marketing para restaurante. Em seguida, segmente ainda mais esse público em personas de compradores individuais com interesses e estilos de vida que você atende. Estabeleça um tema e sinta que funciona bem com todas as suas personas e, em seguida, expresse isso de forma consistente em cada conteúdo que você criar e em cada ação que realizar.
2. Desenvolva a identidade de marca do seu restaurante
A identidade da sua marca é mais do que apenas as cores da sua marca. Representa a personalidade do seu negócio, o tom do seu conteúdo, as emoções que você deseja inspirar nos seus clientes. Baseado no estudo dos seus clientes, você deve escolher uma forma de se comunicar com eles, que seja ideal para seu público-alvo.
3. Tenha um website
Isso é fundamental. No mínimo você precisa de um website que hospede seu cardápio digital e informações de contato. Além disso, é fundamental que seu site tenha sua identidade de marca e passe uma visão confiável para os clientes.
4. Defina sua missão, valores e visão
- Missão: A missão é uma declaração que define o propósito fundamental da empresa, seu negócio e como ela se diferencia dos demais. Ela responde a pergunta “por que a empresa existe?”.
- Visão: A visão é uma declaração que descreve onde a empresa deseja estar no futuro, como ela se enxerga no mercado e o que espera alcançar. Ela responde a pergunta “onde a empresa quer chegar?”.
- Valores: Os valores são princípios e crenças fundamentais que guiam as ações e decisões da empresa. Eles ajudam a definir a cultura e o comportamento da empresa e são a base para a tomada de decisões.
5. Marque presença nas redes sociais
O próximo na lista para construir sua presença online são seus perfis sociais. As plataformas de mídia social mais populares para restaurantes são Facebook e Instagram, mas TikTok, Twitter, YouTube e até mesmo LinkedIn têm seu lugar para muitas marcas. No mínimo tenha um perfil nessas redes sociais e deixe sua algumas informações sobre seu negócio, como horário de funcionamento, endereço e contato.
6. Faça um perfil no Google Business
Esse passo é fundamental. Mais importante do que estar em sites de recomendações como TripAdvisor e etc, é aparecer no google quando as pessoas buscam por restaurantes, ou ter suas informações divulgadas quando procuram por seu estabelecimento.
7. Invista também em estratégias offline
Não se esqueça do mundo físico no plano de marketing do seu restaurante! Essas táticas ainda são eficazes, especialmente se você for um restaurante local.
- Cartões
- Menus
- Brindes
- Outdoors
- Jornal local, rádio e TV
8. Use o delivery como marketing
Hoje em dia, as pessoas acabam conhecendo restaurantes por meio dos aplicativos de delivery. Por isso, garanta que seu serviço e sua apresentação no delivery seja impecável. Pessoas que conheceram seu restaurante pelo delivery vão falar para os amigos, vão postar e também vão pedir mais.
9. Faça eventos diferentes
Use das datas comemorativas e eventos da região para chamar a atenção do consumidor. Promova shows, música ao vivo, promoções especiais, decorações e mais. O marketing de restaurante não precisa ser só online!
10. Email marketing
Crie uma lista de e-mails de clientes e envie mensagens regulares com novidades, promoções e eventos do restaurante.
Conheça o Simpliza: software de gestão gratuito para restaurantes
Lidar com o marketing e todas as funções de um restaurante não é fácil, e você pode acabar sobrecarregado quando se preocupa com tantos detalhes.
Considere contratar um sistema de gerenciamento completo para seu restaurante. Basta lançar as informações, que a tecnologia irá cruzá-las e te apresentar tudo o que você precisa saber sobre seu negócio.
Nossa missão é simplificar a gestão do seu restaurante e para isso, oferecemos todas as ferramentas que você precisa para gerenciar um negócio de forma bem sucedida.
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Conclusão
O marketing para restaurante pode mudar sua relação com os clientes e aumentar suas vendas. Para isso, é preciso ter estratégias consistentes e bem pensadas. Você pode usar as dicas dadas aqui para isso.
Lembre-se que um profissional de marketing é sempre a melhor opção para traçar essas estratégias e tome cuidado para não prejudicar a reputação do seu negócio.
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