Como calcular e aumentar a margem de lucro para restaurante

A margem de lucro para restaurante é um índice financeiro, que pode ajudar a definir a saúde fiscal do seu negócio. Saber o que é a margem de lucro e como calculá-la corretamente é fundamental para manter o seu restaurante lucrativo e evitar dívidas. Pensando nisso, o Simpliza preparou um material completo para te ajudar com os cálculos, confira!

O que é margem de lucro?

A margem de lucro é o percentual da diferença entre o faturamento de um restaurante e seus custos, indicando quanto o negócio realmente ganha após todas as despesas serem pagas. Em termos simples, é a parte da receita que fica com o empresário depois de pagar todas as contas. Esse indicador é fundamental para entender se o restaurante está lucrando como deveria ou se existe algum problema financeiro.

Existem dois tipos principais de margem de lucro: a margem de lucro bruto e a margem de lucro líquido. 

Margem de lucro bruto: Trata-se do dinheiro gerado num determinado período no seu restaurante apenas pela venda de produtos, antes de serem subtraídas as contas a pagar, como salários, impostos e aluguel. Para calcular, você precisa subtrair o custo dos produtos vendidos (CPV) da receita total e dividir o resultado pela receita total. Depois, multiplique por 100 para encontrar o percentual do lucro bruto. 

Margem de lucro líquido: Nessa conta você consegue uma visão mais clara do lucro, já que precisa incluir todos os custos da operação na equação. Para calcular, você deve subtrair todas as despesas operacionais e financeiras da receita total e depois dividir esse valor pela receita total. O resultado precisa ser multiplicado por 100, e te dará o percentual de lucro líquido. 

Como Calcular a Margem de Lucro para Restaurantes

Agora que você entendeu a importância da margem de lucro, vamos ao passo a passo de como calculá-la.

Passo 1: Calcule a receita total

O primeiro passo é determinar a receita total, que é o valor total das vendas realizadas pelo restaurante em um determinado período. Inclua todas as fontes de receita, como vendas de alimentos, bebidas, delivery e outros serviços.

Passo 2: Determine o Custo dos Produtos Vendidos (CPV)

O CPV diz respeito a todos os custos associados à produção dos alimentos e bebidas vendidos no seu restaurante. Isso inclui o custo dos ingredientes, embalagens, entre outros itens diretamente relacionados. Com isso, você aprende quanto custa para produzir cada prato do seu restaurante.

Passo 3: Calcule a margem de lucro bruto

A fórmula para calcular a margem de lucro bruto é:

Margem de Lucro Bruto = (Receita Total – CPV/ Receita Total) x 100

Por exemplo, se o seu restaurante teve uma receita de R$ 50.000 e o CPV foi de R$ 20.000:

Margem de Lucro Bruto = (50.000 – 20.000 / 50.000) x 100 

O resultado seria 60% de lucro bruto. 

Passo 4: Calcule todas as despesas operacionais

Inclua todas as despesas operacionais, como aluguel, salários, contas de serviços públicos, marketing, e outros custos fixos e variáveis.

Passo 5: Calcule a Margem de Lucro Líquido

A fórmula para a margem de lucro líquido é:

Lucro Líquido = Receita Total – CPV – Despesas Operacionais/ Receita total) x 100

Usando o mesmo exemplo, se as despesas operacionais foram de R$ 20.000:

Lucro Líquido = (50.000 – 20.000 – 20.000/ 50.000) x 100

O resultado seria 20% de lucro líquido. 

Agora que você aprendeu o passo a passo, deve estar se perguntando qual seria uma boa margem de lucro para um restaurante. Vamos discutir no próximo tópico.

Qual a margem de lucro ideal para restaurante?

Quando falamos do ramo alimentício, a margem de lucro pode ser variável, dependendo de fatores como localização, ticket médio, público-alvo e claro, a gestão financeira. 

A média da margem de lucro bruto para um restaurante é entre 60%-80%, isso representa o valor somado da venda dos seus produtos, subtraindo o que custa para produzi-los. Com bons fornecedores e baixo desperdício, restaurantes conseguem aumentar essa margem. 

Já no lucro líquido, é considerada positiva uma margem acima de 5%, sendo uma margem de 10% considerada muito positiva para qualquer restaurante. Porém uma percentagem abaixo de 5% deve ligar o alerta para rever a saúde financeira do seu negócio. 

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