O ticket médio é um cálculo necessário para determinar qual o consumo médio entre os clientes do seu restaurante. Esse valor precisa ser equilibrado para gerar lucro ao seu negócio, mas ao mesmo tempo não espantar os clientes com valores muito altos. Pensando nisso, vamos te explicar como aumentar o ticket médio do seu restaurante com algumas dicas simples. Confira!
O que é ticket médio?
O ticket médio é um cálculo, mas também um índice, que pode te ajudar a compreender melhor o consumo dos seus clientes. Esse cálculo revela, na média, quanto um consumidor gasta no seu restaurante.
Esse indicador está diretamente relacionado ao comportamento do cliente, e também à sua satisfação. Mas não se engane, existem algumas estratégias para mudar esse comportamento, encorajar os clientes a gastarem mais no seu restaurante e aumentar seu ticket médio.
Se você é dono de restaurante, já deve ter ouvido falar desse cálculo, mas você sabe como fazê-lo? A conta é simples:
Divida o faturamento total de um determinado período pelo total de vendas. Por exemplo, se o seu restaurante faturou R$10mil em uma determinada semana e atendeu 100 clientes, contando todas as vias de entrada, então o ticket médio por cliente seria R$100.
Simples, não é? O ticket médio é um cálculo importante para entender o desempenho do seu negócio, principalmente o desempenho ao longo do tempo. Aumentar o ticket médio deve ser seu maior objetivo, já que é mais fácil vender mais para clientes existentes do que atrair novos.
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Como aumentar o ticket médio: Dicas e estratégias
Agora que você sabe calcular o ticket médio, está interessado em algumas dicas para aumentar seu faturamento e fazer seus clientes gastarem mais no seu restaurante? Veja a seguir:
1. Crie promoções para itens de maior valor
O conceito de “valor percebido” é muito usado no marketing por um bom motivo. Os consumidores adoram promoções, e a impressão de estarem ganhando algum benefício é uma ótima maneira de atraí-los.
Pensando nisso, as promoções devem sempre apontar para os pratos e bebidas mais caras do seu menu. Os clientes vão ficar intrigados e com vontade de experimentar os itens mais caros do cardápio. Isso automaticamente aumenta o ticket médio de cada cliente que passa pelo seu restaurante.
2. Treine a equipe para praticar o upsell
O termo do inglês pode ser traduzido como “vender para cima”, ou seja, vender os itens mais caros do cardápio ou mais itens para cada cliente. Sua equipe pode ser treinada para sugerir pratos, bebidas, acompanhamentos e sobremesas que aumentem a quantidade de pedidos da mesa.
Sim, um garçom bem treinado pode influenciar o comportamento dos seus clientes, por exemplo, recomendando uma bebida que combine com o prato escolhido, ou uma sobremesa irresistível para o fim da refeição. E que tal aquele cafézinho depois? Tudo isso faz a diferença no ticket médio e, consequentemente, no seu lucro final.
3. Engenharia de cardápio
A engenharia de cardápio é um estudo sobre a precificação dos pratos do seu restaurante, que permite avaliar se os preços de produção e de venda de cada item do menu estão corretos, e como poderiam ser otimizados.
Por exemplo, é importante avaliar se os pratos mais vendidos são os que mais dão lucro, e reajustar os preços. Ao mesmo tempo, se você conseguir diminuir o preço de produção de um prato, a taxa de lucro aumenta. Um bom estudo do seu cardápio pode ajudar a aumentar o ticket médio e aumentar seu lucro.
4. Aposte na apresentação e na experiência
A forma como o prato é apresentado pode influenciar o cliente a valorizar mais a refeição e, consequentemente, gastar mais. Invista em apresentações criativas e ingredientes de qualidade.
Além disso, ofereça uma experiência agradável no restaurante, com ótimo atendimento, ambiente aconchegante e um cardápio diversificado. Quanto mais satisfeito o cliente estiver com a experiência, maior a chance de ele estar disposto a gastar.
5. Programa de Fidelidade
Programas de fidelidade para cliente são uma ótima estratégia para qualquer restaurante. Além dos cartões fidelidade que podem ser oferecidos por você, também existem as opções de fidelidade nos aplicativos de delivery, como o iFood.
Esses incentivos fazem com que o seu cliente prefira pedir do seu restaurante sempre, por querer aquele desconto no final. Pode ser uma estratégia interessante para aumentar seu ticket médio dependendo da tática adotada.
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