Nos últimos anos, a indústria de Food Service passou por uma grande transformação digital e uma das maiores inovações foi a introdução de tecnologias de autoatendimento. Com a popularidade do delivery, o cardápio digital para WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial para bares, restaurantes, cafés e outros estabelecimentos.
Pensando nisso, o Simpliza criou um material completo, que explora os benefícios de usar os cardápios digitais para delivery via WhatsApp. Confira!
Vantagens do cardápio digital para Whatsapp
O WhatsApp é uma das plataformas de comunicação mais utilizadas no Brasil e no mundo. É rápido, fácil de usar e amplamente disponível, o que o torna a ferramenta ideal para o seu negócio. O cardápio digital do WhatsApp permite que os clientes acessem seu menu completo diretamente pelo aplicativo, sem precisar baixar um aplicativo específico ou visitar um site.
Adotar um cardápio digital traz muitos benefícios aos restaurantes que vão além da conveniência. Aqui estão alguns dos principais benefícios:
1. Atualizações em tempo real
Com um cardápio digital para Whatsapp, você pode atualizar os itens do cardápio em tempo real, adicionar novos pratos, ajustar preços ou remover itens não vendidos. Isto elimina a necessidade de reimprimir cardápios físicos, economizando tempo e dinheiro.
2. Economia de tempo
Hoje em dia, existem tecnologias de automatização para tudo. No Whatsapp isso não é diferente. É comum que os donos de restaurantes automatizem as respostas para enviar o cardápio digital para os clientes ao receber uma mensagem. Isso economiza seu tempo de enviar uma foto do cardápio ou ter que responder várias mensagens de vários clientes ao mesmo tempo.
3. Melhor experiência do cliente
Os menus digitais são interativos e fáceis de navegar, permitindo aos clientes visualizar imagens de pratos, ler descrições detalhadas e filtrar opções com base em suas preferências. Isso melhora a experiência do cliente e pode aumentar o valor percebido do produto.
4. Aumento de vendas
Com recomendações de vendas automatizadas, como adicionar uma sobremesa ou bebida a um pedido, os cardápios digitais podem ajudar a aumentar o ticket médio por cliente. Além disso, as ofertas digitais podem exibir promoções e combos, incentivando os clientes a gastar mais.
Como funciona o cardápio digital para Whatsapp?
Ao contratar o sistema gratuito para restaurantes do Simpliza, nós integramos seus PDV num dashboard. Começamos por criar seu cardápio digital com sua identidade visual completa, cores e logo do seu restaurante. Depois, você só precisa cadastrar o cardápio num site de pedidos e automatizar a resposta do seu Whats, levando os clientes para o cardápio digital. Se preferir, pode deixá-lo no formato PDF, para pedidos diretamente no Whats.
Feito isso, você terá um sistema integrado exclusivo para delivery via whatsapp, que conta com muitas outras funções para ajudar no gerenciamento do seu restaurante. Você cria o seu cardápio para que o cliente acesse o site, escolha o seu pedido e ao finalizar você recebe o pedido diretamente em seu WhatsApp.
Sistema Simpliza integrado com cardápio digital
Além dos cardápios digitais do WhatsApp, o Simpliza oferece um sistema mais robusto, que conecta os cardápios digitais a outras áreas do negócio. O sistema oferece diversas funções, desde gerenciamento de pedidos até controle de estoque, proporcionando um panorama completo da operação. Confira as funcionalidades:
1. Gerenciamento de pedidos
Os sistemas de menu digital integram diretamente os pedidos dos clientes ao sistema de gerenciamento do restaurante. Isto permite a comunicação entre cozinha e serviço, reduz erros e aumenta a eficiência. Os pedidos são enviados diretamente para a cozinha para que possam ser acompanhados em tempo real.
2. Gestão de estoque
Com a integração de um sistema de cardápio digital, é possível gerenciar o estoque de forma mais precisa. Cada vez que um cliente faz um pedido, o sistema atualiza o estoque automaticamente, permitindo que o restaurante saiba exatamente quais itens estão disponíveis e quando é necessário repor.
3. Relatórios e análises
O sistema do Simpliza fornece relatórios detalhados sobre vendas, preferências do cliente e desempenho de cada prato. Esta análise ajuda os gestores a tomar decisões informadas sobre cardápio, promoções e estratégias de marketing.
4. Integração com pagamentos
A maioria dos sistemas de cardápio digital permite que os clientes façam pagamentos diretamente via WhatsApp ou por meio de um link seguro enviado pelo sistema. Isto não só simplifica o processo de pagamento dos clientes, mas também aumenta a rapidez das vendas à mesa, aumentando a eficiência do restaurante.
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