Nota fiscal de restaurante: Saiba quais são e como funcionam!

nota fiscal para restaurante

Emitir nota fiscal para restaurante é muito importante. O documento é emitido pelo estabelecimento prestador do serviço e consiste em um registro detalhado dos itens vendidos/consumidos e os preços cobrados. Funciona para garantia do consumidor, e registro fiscal.

Nesse artigo iremos desvendar um pouco da parte fiscal, em especifico a nota fiscal, que assusta tantos donos de restaurantes, vem entender um pouco sobre o que é, quais são e como emitir.

O que é nota fiscal para restaurante?

A nota fiscal é uma forma de declarar ao governo que seu restaurante está faturando e pagando os impostos devidos. A nota fiscal credibiliza seu negócio, visto que para o consumidor, ela é uma garantia da compra, o que gera confiança em quem consome. E, para o seu estabelecimento, significa fazer os repasses tributários devidos como o Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

ISS: O ISS se trata de uma tributação municipal sobre serviço de qualquer natureza, sua alíquota varia de cidade para cidade, porém a porcentagem mínima de recolhimento é de 2%.

ICMS: O recolhimento do ICMS varia de estado para estado, entre 17% a 19%.

Vale lembrar que a emissão da nota fiscal quando se trata do Mei, só é obrigatório em operações entre pessoa jurídica. Contudo, se um cliente solicitar emissão ele tem o direito de receber.

Simpliza: O melhor sistema para restaurante MEI grátis

Quais são os tipos de Nota fiscal?

Existem muitos tipos diferentes de nota fiscal, mas vamos abordar as mais utilizadas e suas particularidades, veja a seguir:

Nota fiscal eletrônica (NF-e)

A NF-e é um documento digital, ela é utilizada em operações de venda relacionadas à cobrança do ICMS, isso significa que se houver recolhimento desse imposto, a emissão é obrigatória. A Nota é validada pela Secretaria da Fazenda com assinatura digital do emissor.

Nota fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e)

Sempre que uma empresa prestar um serviço, ela precisa emitir a NFS-e. A diferença entre a NFS-e e a NF-e é que a NFS-e tem como objetivo apenas registrar a prestação de algum tipo de serviço, já a segunda registra as vendas de produtos. Dentro desse tipo de nota fiscal, onde o ISS é recolhido a responsabilidade de controle fiscal desta é do município. E pode variar, a depender do município e serviço prestado.

Nota fiscal avulsa eletrônica (NFA-e)

A NFA-e possui a opção de ser gerada eletrônica ou manualmente, sobretudo precisa ser cadastrado na SEFAZ do estado para conseguir a liberação da mesma. A NFA-e é indicada para empresas que fazem operações esporadicamente e não possuem um grande volume de vendas. Na maioria dos casos quem utiliza essa modalidade é o Mei.

O que é o SAT fiscal?

O SAT fiscal, abreviação de Sistema autenticador e transmissor de Cupons fiscais eletrônicos, ajuda a transmitir os cupons fiscais eletrônicos da empresa e envia os dados para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ). É um dispositivo que documenta de forma eletrônica as transações comerciais realizadas em estabelecimentos físicos. Sendo valido apenas para o estado de São Paulo.

Nota fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e)

Como o nome já diz, essa modalidade de nota fiscal é usada em vendas que são feitas de modo direto para o consumidor. Por vezes, muito confundida com a NF-e, a principal diferença entre as duas é que a NF-e abrange diversas operações comerciais, já a NFC-e se vale apenas da venda direta ao consumidor final, por isso essa NF é indispensável no meio varejista.

Como emitir nota fiscal para Restaurante?

Para emitir qualquer tipo de NF, é preciso de antemão verificar a legislação do estado e município.

Mas no geral é necessário:

  • Cadastro na Secretaria da Fazenda (SEFAZ)
  • Ter um Certificado Digital

Ambos os passos são necessários para emitir qualquer nota fiscal no país.

Por que meu restaurante precisa emitir nota fiscal?

É de extrema importância manter em dia a emissão das notas fiscais, visto que assegura a legalidade do seu restaurante. Além de que dentro das operações administrativas da empresa, a emissão das NF’s ajuda a contabilidade no calculo dos impostos e financeiro no calculo do faturamento com precisão.

A não emissão da nota fiscal dificulta sua gestão, e também se configura como crime de sonegação fiscal. Por isso, enquadre seu negócio dentro das exigências fiscais e garanta seu estabelecimento sempre de acordo!

nota fiscal de restaurante web
fonte de mídia

Sistema de restaurante para emissão de nota fiscal

Com o sistema para restaurante gratuito Simpliza você emite NFC-e tranquilamente. Um software completo integrado ao SAT,  que transformar o setor fiscal de seu restaurante. Toda essa facilidade, a cliques da emissão.

Além disso, o programa conta com diversas soluções inteligentes feitas para revolucionar a gestão do seu restaurante!

O software conta com um sistema PDV completo, integração com iFood, Aiqfome, Omie entre outros. Sem falar na comanda eletrônica que não dá para viver sem né? Com ela você diminui a possibilidade de erro na hora de registrar o pedido, e ainda economiza em papel já que tudo é registrado digitalmente através de um tablete ou smartphone.

Quer saber mais sobre essas e tantas outras funcionalidades? Clique aqui e garanta um atendimento exclusivo grátis!

Acompanhe essas e muitas outras noticias, dicas e curiosidades sobre restaurantes, bares, lanchonetes e tantos outros em nosso Blog! Todo dia um conteúdo fresquinho para você aproveitar!

Continue lendo…

vantagens de utilizar o sistema de comandas para restaurantes Simpliza

60 Frases de marketing para lanchonete

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like