Restaurantes estão com falta de mão de obra nos EUA e Europa. Isso pode acontecer no Brasil?

A pandemia prejudicou a vida pessoal e profissional de milhares de brasileiros e indivíduos do mundo todo, e isso já não é surpresa para mais ninguém. O mercado do ramo da alimentação foi um dos mais afetados durante a crise, havendo diversas demissões, restaurantes sendo fechados e inúmeras outras dificuldades financeiras tanto para os empresários quanto para funcionários.

Automatize a gestão do seu restaurante com o sistema de vendas Simpliza

E agora, depois de mais de um ano intenso em meio às incertezas que a crise da COVID-19 nos trouxe, campanhas de vacinação em diversos países estão começando a dar indícios de esperanças que tudo poderá voltar ao normal logo no início de 2022. Porém, os Estados Unidos e diversos países na Europa estão passando por uma dificuldade que ninguém previu, e podemos tomar isso como aviso para nos prepararmos aqui no Brasil.

Restaurantes começam a reabrir portas nos EUA e Europa

Com a vacinação ocorrendo de forma rápida e eficiente nos EUA e demais países europeus, restaurantes e bares estão começando a reabrir suas portas para todo o público. Porém, donos e chefs estão sofrendo com falta de mão de obra. A escassez de funcionários dispostos a voltarem a antigas funções ou novos candidatos para os cargos está absurdamente maior que o esperado, e a falta de equipes para o funcionamento dos restaurantes está dificultando as operações dos empresários. Como voltar o atendimento ao normal e repor todo o lucro perdido sem pessoas para atender o público que esta lentamente retornando ao seu negócio?

Com a pandemia em seu auge durante a crise, muitos funcionários perceberam que teriam que optar entre se expor ao vírus ou não ganhar o salário normal no final do mês. Enquanto alguns se resguardaram por conta própria, grande parte foi demitida por falta de recursos dos restaurantes em meio à crise. Agora, neste momento de reabertura, esses mesmos funcionários já encontraram outras alternativas para trabalhar, e não estão dispostos (ainda) a voltarem para os restaurantes, bares ou lanchonetes que estão reabrindo.

Fontes:

Restaurantes enfrentam falta de mão de obra em reabertura dos EUA e Europa

Reabertura de restaurantes em Manhattan tem falta de mão de obra

E foi percebendo essa situação que nós do Simpliza percebemos o perigo do mesmo acontecer no setor de alimentos aqui no Brasil. Os empresários devem se preparar para o que pode vir a acontecer, tomando a atual situação dos restaurantes nos Estados Unidos e Europa como um exemplo do que virá em nosso futuro.

Devemos nos adiantar e evitar uma dura situação nos próximos meses pós a vacinação na população brasileira que logo estará completa. Se agora muitos negócios não estão rendendo o devido lucro para seus donos e donas por conta da falta de público, o dano será muito maior se futuramente a falta de funcionários e mão de obra ocorrer.

Por isso, empresários e empresárias de restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e padarias, fiquem atentos! Comecem a se preparar já, montem uma estratégia e tracem um plano para depois da pandemia.

O blog do Simpliza traz para o empresário do ramo alimentício dicas, ideias e notícias sobre o mercado. Confira o restante do nosso conteúdo aqui. Somos especialistas em sistemas de vendas para restaurantes, bares e lanchonetes, e além de oferecermos ferramentas que irão revolucionar seu atendimento, também nos preocupamos com o sucesso e prosperidade do seu negócio! Pode contar sempre com a gente.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like