PRONAMPE 2021: Novidades Sobre o Novo Programa Que Disponibiliza Crédito Para Micro e Pequenas Empresas!

A pandemia está prejudicando muitos donos de restaurantes, tornando cada vez mais difícil a gestão empresarial nesses últimos meses.

Saiba como aumentar suas vendas em época de pandemia

Com tudo isso acontecendo no cenário do nosso país, o Programa Nacional de Apoio à Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE) foi aprovado ano passado como medida provisória (MP) para auxiliar os empreendedores pequenos a passar pela crise financeira decorrente a pandemia. Acreditamos ser uma oportunidade para reforçar seu caixa.

O que é o Pronampe?

O Programa Nacional de Apoio à Microempresas e Empresas de Pequeno Porte é uma linha de crédito especial instituída pela Lei nº 13.999/2020 aprovada nos primeiros meses da pandemia de COVID-19. A Pronampe visa disponibilizar essas linhas de crédito para ajudar os pequenos empresários e seus empregados.

Agora a lei vai retornar, como um projeto reformulado, e vamos te explicar agora como esse auxilio será implementado e como receber o pagamento. Bora?!

Pontos principais da nova lei aprovada

Os empréstimos do Pronampe 2021 terão uma taxa de juros de até 6% + a taxa básica de juros Selic (atualmente em 3,5%). Além disso, vale ressaltar que o prazo de pagamento é de 36 meses, com 8 meses de carência. No Pronampe deste ano, 20% do volume de crédito total será destinado às empresas do setor de eventos.

Bancos mais recomendados para o Pronampe

  • Bradesco Pronampe
  • Solicitar Pronampe pelo Banco do Brasil
  • Linha de crédito Pronampe Itaú
  • Pronampe Caixa
  • Pronampe Santander

É importante ligar em seu banco para conferir se ele possui convênio com a lei. Depois disso, é necessário conferir quais são os documentos necessários e levá-los ao seu gerente.

Documentação necessária

Os documentos solicitados serão os mesmos de 2020. São eles:

  • Contrato social e Alterações Contratuais
  • Carta do DTE com o faturamento da empresa (obter documento com o contador)
  • Documento de Identificação do Sócio (caso tenha)
  • Imposto de Renda Pessoa Física do Sócio (caso tenha sócio)
  • Extrato do último mês do SIMPLES Nacional (também providenciado pelo contador)
  • Recibo e declaração DEFINS 2020 (contador)
  • Comprovante de endereço atualizado

Quem pode fazer uso do novo Pronampe?

Podem acessar a nova linha de crédito os Microempreendedores Individuais (MEI), as microempresas (faturamento anual de até R$360 mil) e empresas de pequeno porte (faturamento anual de até R$ 4,8 milhões). Sendo a referência dos faturamentos do ano anterior ao da contratação do empréstimo. O Pronampe 2021 pode ser utilizado para quem quer empréstimo para fazer investimentos e também para capital de giro.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like