Como Montar uma Churrascaria: Entenda tudo que é necessário

churrasco para churrascaria

Se você quer saber como montar uma churrascaria, provavelmente quer tirar esse empreendimento do papel o quanto antes. Ainda assim, o planejamento adequado e estratégico é uma etapa fundamental para o sucesso desse estabelecimento. 

Oferecer um alimento com alta qualidade já não é o principal para fidelizar a clientela. A combinação de equipamentos, atendimento e organização interna, por outro lado, são fatores decisivos para ter uma churrascaria movimentada.

Sendo assim, entenda tudo que é necessário montar um estabelecimento que de fato fidelize e atraia clientes acompanhando este conteúdo!

Simplifique as vendas do seu restaurante, atenda seus clientes

de um jeito mais rápido, seguro e eficiente!

O mercado de churrascarias no Brasil

A ABIEC concluiu que o consumo de carne bovina no Brasil em 2020 foi de, em média, 36kg por pessoa. Por isso, se você deseja montar uma churrascaria está por dentro das preferências dos brasileiros. 

As churrascarias sempre apresentaram bons resultados em nosso país. Existem algumas conhecidas desde a década de 60, que apresentaram crescimento até 2019.

Com o advento da pandemia, as churrascarias apresentaram quedas significativas em seu faturamento. A recuperação econômica, por outro lado, proporciona novas oportunidades para esse setor.

Outro ponto importante é que a pandemia não diminuiu a busca por churrascarias, mas a modificou. É o caso de uma plataforma de delivery, que apresentou crescimento de 418% no ano de 2021 em comparação com 2020.

Além de oferecer pratos tradicionalmente, pode ser interessante explorar as novidades que a tecnologia proporciona. Por isso, um serviço de delivery pode ser planejado por sua churrascaria, no futuro, para ampliar a experiência dos clientes!

Por que abrir uma churrascaria?

Embora muito presente nos fins de semana em família, o churrasco nem sempre pode ser preparado de casa. A rotina cada vez mais apertada e os apartamentos fechados são justificativas para a procura por churrascarias.

Além disso, ao visitar um rodízio, por exemplo, economiza-se tempo e é possível desfrutar de muito mais conforto. 

A procura por praticidade pelas pessoas é um dos principais motivos que tornam uma churrascaria requisitada. 

O fenômeno de consumo por vingança no pós-pandemia também pode afetar as vendas, já que muitas pessoas optarão por comer fora. Trata-se de uma compensação, que pode favorecer os novos empreendimentos.

Qual é o investimento necessário para montar uma churrascaria?

Como montar uma churrascaria sem investimento, não é mesmo? Na realidade, os valores podem variar muito, segundo a cidade escolhida, a localização, o tamanho e número de funcionários. 

Geralmente, cidades no interior possuem custos menores para o aluguel e demais despesas. Ainda assim, é possível investir em sociedade com outra pessoa ou grupo que tenha interesse em montar uma churrascaria com você.

Não é possível chegar a um valor fechado, portanto. Por outro lado, para montar uma churrascaria equipada e com boa localização, os valores partem de R$120 mil. 

Como montar uma churrascaria: O que é necessário?

Partindo para a prática, a montagem de uma churrascaria requer diversos pontos de atenção. Eles devem ser considerados antes mesmo da escolha do local, pois influenciarão todo o empreendimento. Confira:

Documentação e legislação

Ao iniciar um negócio próprio, é importante estar atento à cobrança de impostos, taxas, e no caso da churrascaria, higiene e condições sanitárias. 

Para entender como montar uma churrascaria de forma legal, é possível deixar os processos burocráticos para serem feitos com a ajuda de um contador. 

Além disso, as exigências legais variam conforme a cidade e estado onde você irá abrir o negócio. Sendo assim, é interessante consultar a prefeitura e avaliar quais documentos serão necessários para a abertura da churrascaria.

Localização

O local escolhido para a abertura da churrascaria impacta diretamente na receita do negócio. Por este motivo, visite o terreno ou construção com antecedência, para avaliar a movimentação e aspectos como a segurança do bairro.

Estrutura

Geralmente, as churrascarias possuem um ambiente muito espaçoso, de forma a deixar os visitantes à vontade. É importante avaliar se a estrutura do local escolhido irá suprir as necessidades do que foi planejado para o negócio.

Considere que será necessário armazenar alimentos, além de possuir espaço para assá-los em churrasqueiras. A depender dos pratos oferecidos, será necessário uma cozinha completa, além de ter local para mesas e movimentação dos clientes.

Equipamentos

Os equipamentos para restaurantes e churrascarias costumam ser pontos diferenciais para o estabelecimento. Opte por materiais em aço inoxidável para facilitar a limpeza e promover uma melhor conservação de alimentos.

Uma sugestão é oferecer bebidas e outros acompanhamentos para os pratos. Para isso, o uso de um refrigerador expositor pode auxiliar nas vendas. Outra opção para economizar gastos é a compra de eletrônicos seminovos para o negócio.

Fornecedores

Para quem deseja saber como montar uma churrascaria é importante contar com bons fornecedores para o negócio. A escolha deve ser feita com base em seu orçamento e no histórico da empresa em questão.

Uma forma de saber a qualidade de seus fornecedores é avaliando o pós-venda da empresa contratada. Avalie se a instituição oferece suporte e manutenção caso a entrega não seja como o esperado.

Equipe de funcionários

A equipe de uma churrascaria precisa ser especializada e promover um bom atendimento aos clientes. Para a abertura de uma churrascaria, será necessário:

  • garçons;
  • operador(es) de caixa;
  • profissional de limpeza;
  • cozinheiro para acompanhamentos;
  • um auxiliar geral para eventuais imprevistos.
Como montar uma churrascaria o que e necessario

Cardápio

Uma parte fundamental para a churrascaria é a cartela de pratos oferecidos e acompanhamentos. A princípio não é vantajoso oferecer muita diversidade, pois isso pode confundir os clientes.

Oferecer opções mais simples e acompanhamentos tradicionais é muito mais simples, menos custoso e mais agradável. Com o tempo, é possível adaptar as opções e oferecer maior variedade, aos poucos. 

Marketing e divulgação

Finalmente, tendo entendido como montar uma churrascaria, é fundamental apresentá-la e popularizá-la. Uma boa divulgação irá atribuir valor ao seu negócio, aumentando sua visibilidade e tornando-o bem frequentado.

A boa notícia é que as redes sociais são gratuitas e servem para alcançar novos clientes. Promoções, cupons e panfletos são uma ótima maneira de divulgar seu negócio, e uma inauguração bem-feita poderá gerar clientela.

Como montar uma churrascaria: O que a tecnologia pode fazer pelo seu negócio?

A praticidade que a tecnologia trouxe para os estabelecimentos é incontestável. O delivery, por exemplo, é uma excelente forma de diversificar opções e aumentar os ganhos de sua empresa.

Contar com ferramentas de gestão e delivery pode ser uma ótima maneira de atingir novos clientes e fidelizá-los. A Simpliza oferece opções inovadoras e delivery sem taxas de aplicativos pelo sistema!

Simplifique as vendas do seu restaurante, atenda seus clientes

de um jeito mais rápido, seguro e eficiente!

Como montar uma churrascaria  O que a tecnologia pode fazer pelo seu negocio

Conclusão 

Agora que você já sabe como montar uma churrascaria e divulgá-la, lembre-se de manter o foco em seu cliente e gestão. Manter o ambiente organizado é fundamental para garantir a confiança do consumidor.

Não deixe de manter-se atualizado sobre as novidades do mercado para manter-se na frente da concorrência. Para oferecer um serviço com diferenciais é preciso utilizar a tecnologia e as inovações que ela traz!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

You May Also Like