Estratégias para aumentar as vendas de um restaurante gastando menos

Estratégias para aumentar as vendas de um restaurante

Quer saber estratégias para aumentar as vendas de um restaurante gastando menos? Então você está no artigo.

Confira dicas para vender mais gastando menos!

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Administrar uma empresa exige algumas habilidades importantes, como organização, dedicação e, claro, economia. Vender é algo essencial para todo o estabelecimento, seja ele um bar, uma lanchonete, um restaurante ou uma pizzaria. Boas vendas movem os negócios, aumentam a lucratividade e geram mais empregos para todos.

O modelo mental para se aumentar as vendas de restaurantes é o mesmo: bom cardápio, espaço agradável, atendimento gentil e amigável, comida saborosa e um sistema de gestão eficiente. Mas vender mais gastando menos ainda é um desafio para muitos.

Existe o mito de que apenas as grandes franquias e restaurantes conseguem vender muito, e de que concorrer com eles é desleal e quase impossível. Mas isso não é verdadeiro. Pequenas e médias empresas também podem vender bastante, aumentar sua cartela de clientes e oferecer serviços de qualidade e com bom preço.

Pensando em te ajudar nesse desafio, selecionamos abaixo alguns dos pontos importantes que seu restaurante precisa levar em consideração, para que suas vendas possam aumentar.

Confira estratégias para aumentar as vendas de um restaurante gastando menos:

1. Tenha um bom cardápio

Ao elaborar um cardápio, sempre pense em pratos atrativos e apetitosos. Junto com uma nutricionista ou com seu chef de cozinha, teste novas receitas, utilize alimentos sazonais (ou seja, legumes, verduras e frutas da estação, que costumam apresentar um preço mais baixo), teste produtos orgânicos, procure fornecedores regionais, pense em receitas originais.

Caso você utilize produtos orgânicos, sazonais ou de produtores regionais, por exemplo, deixe isso claro no seu cardápio: muitos clientes gostam disso, e levam esses fatores em consideração, ao fazerem o pedido do prato.

Além disso, coloque títulos atrativos e instigantes nos pratos do seu cardápio: as pessoas gostam de informações que contam uma breve história. Detalhe os ingredientes dos pratos, teste novas receitas, mude periodicamente algumas receitas, diversifique suas opções.

Confira nosso artigo Cardápio para restaurante: Como elaborar um para seu negócio e confira mais dicas para montar um cardápio atrativo para seus clientes.

2. Deixe seu espaço agradável

Para um ambiente ser agradável, ele precisa possuir algumas características básicas: ser bem cuidado, sempre limpo e higiênico, com móveis confortáveis. Além disso, possuir paredes limpas e com pintura periódica é um fator que ajuda as pessoas a se sentirem bem ali. E a voltarem com frequência.

Mesas e cadeiras limpas e confortáveis. Decoração aconchegante. Vasinhos com flores frescas nas mesas. Música ambiente ou ao vivo, numa altura sonora que não atrapalhe as pessoas de conversarem entre si. Wi-fi grátis que permita que os clientes possam, por exemplo, fazer check-in e compartilhar fotos do local e de seus pratos.

São inúmeras as características que você pode levar em consideração para deixar seu restaurante mais agradável para seus clientes.

Estratégias para aumentar as vendas de um restaurante gastando menos

3. Ofereça um atendimento gentil

Somos, acima de tudo, pessoas lidando com pessoas. Seja oferecendo um serviço, preparando uma refeição, cobrando o pedido na frente de caixa.

Precisamos sempre manter isso em mente. O atendimento amigável e a gentileza são características que as pessoas mais notam: se a comida foi boa, o ambiente estava bonito, mas o atendimento foi grosso ou desrespeitoso, tudo vai por água abaixo.

É essencial que seu restaurante possua uma equipe unida, engajada e amigável, que saiba atender bem as pessoas e que seja genuinamente interessada nos pedidos e no bem-estar dos clientes.

Criar um ambiente amigável e gentil para os funcionários, engajar sua equipe com benefícios ao se bater metas de vendas, ou organizar alguma comemoração mensal com toda a equipe são formas de se melhorar a produtividade e a motivação de todos. Com isso, o atendimento pode se tornar mais gentil, amigável e engajado.

Para melhorar seu atendimento existem diversas estratégias, e você pode conferir no artigo Sistema para restaurante: Melhores ferramentas de atendimento para restaurante

4. Produza uma comida saborosa

Uma comida gostosa é um fator essencial para um restaurante. Alimentos bem preparados, comida quente, ingredientes frescos, tempero no ponto.

É importante sempre observar os pratos que menos saem, e verificar os motivos disso: será que algum ingrediente não está combinando bem? Ou será que está muito salgado? Ou será que falta um pouco mais de tempero?

Às vezes os pratos são feitos há tanto tempo, que sua preparação acaba ficando no automático, e isso pode gerar alguns pratos que precisam ser atualizados, melhorados, substituídos ou retirados do cardápio. Uma comida saborosa ajuda, e muito, a aumentar as vendas e a fidelizar clientes.

Além de tudo isso, outro ponto importante para se vender mais, gastando menos, é possuir um sistema de gerenciamento eficiente.

Afinal, quanto mais vendas, mais é preciso se focar na organização e na rapidez dos pedidos.

Chicken Steak with Lemon, Tomato, Chili, and Carrot on White Plate.

5. Use um sistema para restaurante integrado a todas as plataformas.

O Simpliza é um sistema que pode ser acessado e utilizado nas mais diversas plataformas, ou seja, computador de mesa, notebook, celular ou tablet. Isso facilita muito a sua rotina e as suas vendas, pois você não precisa necessariamente possuir um computador para conseguir realizar suas vendas.

Assim, você consegue gerenciar bem o seu negócio, em qualquer plataforma que você possuir no momento. E, o melhor: sem custo adicional. Com isso, você pode vender mais, gastando menos.

Plano anual sem taxa de instalação ou de fidelidade.

Nós gostamos de transparência. E respeitamos sua liberdade. Por isso nossos planos anuais não possuem taxa de instalação nem taxa de fidelidade. Essa é uma flexibilidade financeira que gostamos de oferecer aos nossos clientes: não cobramos essas taxas, pensando justamente em dar uma força para o seu negócio.

Com isso, você pode usufruir de uma gestão de qualidade e, ao mesmo tempo, economizar seu dinheiro. Com essa economia você pode investir em melhorias para o seu negócio como, por exemplo, novas mesas pro seu restaurante ou impressão de novos cardápios.

Sistema fácil de aprender e usar.

A vantagem do Simpliza é que ele é extremamente simples de ser entendido e utilizado, facilitando sua vida quando você contratar novos atendentes ou mudar funcionários para o PDV para restaurante. Isso é um requisito essencial para se conseguir aumentar vendas sem gastar muito: nosso sistema organiza seus pedidos e suas vendas e pode ser facilmente utilizado por funcionários antigos na casa, bem como por novos funcionários.

Não importa se a pessoa já mexeu em sistemas de vendas ainda, ou se ela nunca mexeu: o Simpliza é intuitivo justamente para também facilitar os momentos de aprendizado e uso. Além disso, nossa equipe de atendimento está sempre pronta para tirar suas dúvidas e auxiliar no que for necessário.

Integração com iFood

É impossível falarmos sobre vender mais sem falarmos do impulsionamento de vendas que é gerado quando a empresa usa o aplicativo iFood. Foi pensando em ajudar a vida dos nossos clientes que o Simpliza se integrou ao iFood.

Isso garante que você possa fazer a gestão do seu estabelecimento de modo prático e seguro, contando ainda com a integração de entregas com o iFood. Tudo junto e de modo simples, pelo Simpliza. Com isso você pode aumentar suas vendas, faturar mais e expandir as entregas dos seus produtos. Gastando pouco. Vendendo muito.

Gostou de nossas dicas práticas para você conseguir vender mais, gastando menos? Aproveita e já fala com nossos especialistas: o Simpliza está aqui para ajudar você a vender mais e melhor.

Conclusão

Aproveita e corre dar uma olha­­da no restante do nosso blog! Publicamos semanalmente artigos com dicas, novidades, notícias e sugestões para você, dono restaurante, bar ou lanchonete!

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Como escolher fornecedores para restaurante?

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